Quem passa pela Avenida Paranaguá, em Matinhos, no litoral do Paraná, dificilmente não percebe a presença de Hélio Gomes Augusto, de 55 anos. Vendedor de pães e bolos caseiros, ele conquistou moradores e turistas não apenas pelo sabor dos produtos, mas também pelo carisma contagiante e pela frase que virou sua marca registrada: “Fala comigo, bebê”.

vendedor de pães e bolos no litoral do paraná
Hélio chama atenção de todos que passam pela rodovia (Foto: Reprodução/Ric RECORD)

O chamado, gritado em meio ao movimento da avenida, chama a atenção de quem passa de carro ou a pé. Para muitos clientes, a parada já virou tradição. “A gente para sempre aqui. O que chama atenção é o carisma, o bom humor”, conta uma cliente que acompanha o trabalho do vendedor.

História do vendedor de pães de bolos

Natural de Minas Gerais, Hélio chegou ao Paraná em 2022 com outros planos. A ideia inicial era se estabelecer em Curitiba, mas o destino acabou mudando o rumo da história.

“Eu vim de Minas Gerais com a intenção de ir pra Curitiba, mas acabei vindo para o litoral. Consegui um emprego aqui e fiquei. Depois acabei aceitando essa ideia de vender pão caseiro e tô aqui”, relata à Ric RECORD.

No início, o jeito expansivo causou estranhamento. Segundo Hélio, o comportamento típico dos mineiros chamou atenção de quem não estava acostumado. “No começo o pessoal até achava estranho. A gente que é mineiro é meio extrovertido. O pessoal perguntava se eu era daqui mesmo”.

Com o tempo, a espontaneidade virou diferencial. Hoje, o bordão é tão esperado que faz falta quando não aparece. “Tem gente que, se eu não gritar o ‘fala comigo, bebê’, o povo não compra. As crianças pedem, chegam brincando, gritam no carro. E no dia que eu tô quieto, perguntam se eu tô doente”, conta, rindo.

Clientes antigos confirmam o carinho criado ao longo do tempo. “Ele é muito querido. Já somos clientes desde o ano passado. Ele me chama de bebê, então tem que comprar o bolo”, brinca um cliente.

Entre buzinas, sorrisos e sacolas cheias de pães e bolos, Hélio Gomes Augusto virou mais do que um vendedor ambulante. Ele se tornou parte da paisagem de Matinhos e um exemplo de como carisma, simplicidade e bom humor podem transformar o trabalho do dia a dia.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.