O carnaval no Rio de Janeiro é um dos eventos mais aguardados do ano pelos foliões. Em 2025, 12 grupos irão participar do desfile no sambódromo da Marquês de Sapucaí.

Imagem do sambódromo da Marquês de Sapucaí.
São esperadas 120 mil pessoas por dia nos desfiles de carnaval. (Foto: Cezar loureiro/Riotur)

Segundo a Agência Brasil, a estimativa de público em blocos de rua na cidade do Rio de Janeiro é de 6 milhões de pessoas, além dos 2 milhões de foliões que irão passar por bailes de carnaval, pelo sambódromo e pela avenida Intendente Magalhães.

A história do carnaval

O carnaval começou a ser associado à religião católica. Ele marcava o período da quaresma, tempo em que os católicos se preparam para a Páscoa. Com o passar do tempo, as festas de carnaval evoluíram para os conhecidos blocos de rua, e a população saía às ruas cantando músicas populares.

Em 1932, Mário Filho organizou o primeiro desfile das escolas. Cerca de 19 grupos participaram, utilizando as letras como forma de crítica social. O sucesso do Carnaval se consolidou aproximadamente em 1960, quando o samba-enredo foi criado pelas escolas de samba. 

O que é samba-enredo? 

O samba-enredo é um dos principais itens nos desfiles das escolas de samba. Esse elemento surgiu por volta de 1930 e é composto para durar o evento inteiro.

Hoje em dia muitos samba-enredos homenageiam figuras importantes e históricas, a cultura africana e podem até conter críticas sociais e políticas. 

Confira o samba-enredo das escolas de samba 

A edição de 2025 está próxima de acontecer, por isso, conheça os samba-enredos de cada escola de samba do Grupo Especial que se apresenta dos dias 02 a 04 de fevereiro.

  • Unidos de Padre Miguel – Egbé Iyá Nassô 
  • Imperatriz Leopoldinense- Ómi Tútu ao Olúfon – Água fresca para o senhor de Ifón
  • Unidos do Viradouro – Malunguinho: o Mensageiro de Três Mundos
  • Estação Primeira de Mangueira – À Flor da Terra – No Rio da Negritude entre Dores e Paixões
  • Unidos da Tijuca – Logun-Edé – Santo Menino Que Velho Respeita
  • Beija-Flor de Nilópolis – Laíla de Todos os Santos
  • Acadêmicos do Salgueiro – Salgueiro de Corpo Fechado
  • Unidos de Vila Isabel – Quanto mais eu rezo, mais assombração me aparece
  • Mocidade Independente de Padre Miguel – Voltando para o futuro – Não há limites para sonhar
  • Paraíso do Tuiuti – Quem Tem Medo de Xica Manicongo?
  • Acadêmicos do Grande Rio – A mina é cocoriô!
  • Portela – Cantar Será Buscar o Caminho Que Vai Dar no Sol – Uma Homenagem a Milton Nascimento

No portal do Rio Carnaval, é possível conferir todos os sambas-enredos completos.

*Com supervisão de Guilherme Fortunato

Ana Clara Carneiro

Estagiária de jornalismo

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.