Em entrevista exclusiva ao RIC.com.br, o CEO do Grupo Record, Marcus Vinícius Vieira, disse que a TV 3.0 representará um “marco na comunicação” e negou que a setor esteja em crise com o crescimento de audiência em plataformas de streaming.

Ainda sem previsão de implementação no Brasil, a TV 3.0 promete mudar a forma de consumo no país. Essa ferramenta permitirá que os usuários possam acessar os canais por meio de aplicativos, inclusive na programação ao vivo.
Assim, será possível que diversos recursos sejam interativos, como por exemplo a publicidade, permitindo que as pessoas possam acessar conteúdos mais personalizados e com maiores informações.
“Ela vai proporcionar, talvez, não uma experiência diferente no vídeo, no que diz respeito à programação, porque a programação vai continuar ali, mas sim a experiência com o mercado, mercadológico. Você vai poder chegar para um cliente e dizer assim, olha, você vai poder anunciar quantos produtos você desejar, porque nós vamos direcionar esse produto para a pessoa que se interessa por aquele produto”, explica Vieira.
O CEO do Grupo Record também avalia que essa personalização deve aumentar a fidelização da audiência, uma vez que crie conteúdos voltados diretamente para os interesses do usuário durante a programação.
“Isso vai deixar de ser uma propaganda empurrada a você, ou imposta a você, para trazer a você aquilo que é da sua preferência. Isso muda tudo. Você vai deixar de assistir um break, um anúncio, para você ter uma experiência com aquilo que realmente te agrada”, complementa.
Mesmo antes da implementação da TV 3.0, Vieira analisa que o setor não esteja em crise, mesmo com oscilações na audiência nos últimos anos e com o crescimento do público em plataformas de streamings.
“Não é uma questão de que uma coisa vai deixar de existir, a outra vai continuar existindo, mas são complementares. Por isso, eu não acredito que a TV vai entrar em crise, pelo contrário, a TV tem um tiro de canhão enorme, você vai ter uma pegada, isso é fato, mas as pessoas querem saber depois o que vai acontecer depois daquela uma hora, quarenta minutos, duas horas de programação da televisão. Continua? Continua. Essa continuidade a gente vai dar dentro do mundo digital”, pontua.
Dados da Kantar Ibope divulgados em abril deste ano apontam que a audiência da TV aberta voltou a crescer no Brasil. No período, as emissoras registraram 70% do público que assiste televisão no país.
“Quando você tem, por exemplo, uma dinâmica como da Fazenda, em que você tem a programação ali acontecendo na televisão, porém as pessoas querem saber, vem cá, está acontecendo o mesmo na Fazenda. Então, nós migramos esse público, e grande parte desse público tem o interesse de acompanhar também no digital. Então, nós temos câmeras ali que são 24 horas, que vão filmando. Então, as pessoas podem acompanhar 24 horas o que está acontecendo com um produto que é fruto da televisão. Então, eu vejo que é isso que vai acontecer, essa simbiose”, contextualiza.
CEO comemora retorno do futebol ao Grupo Record e sinaliza novos eventos na TV
2025 marcou o retorno do Campeonato Brasileiro ao Grupo Record e Marcus Vinícius Vieira aponta que a emissora “nunca desistiu do esporte” e comemorou o desempenho dos estaduais nesse ano.
“Agora há a perspectiva de que há um casamento perfeito entre o negócio e a paixão, porque o futebol faz parte da nossa paixão. As pessoas puderam assistir uma explosão de audiência e um sucesso enorme. Por exemplo, um Corinthians e um Palmeiras numa final repercutindo dentro do Rio de Janeiro e em praças que você jamais imaginaria que ela viesse a repercutir”, completa.
O CEO do Grupo Record ainda deixou aberta a possibilidade de que a emissora possa investir em novos eventos esportivos, mas sem confirmar quais competições são essas.
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