O ator e cantor Cha Eun-woo foi criticado por cidadãos sul-coreanos após publicar uma publicidade em seu Instagram em meio a crise política que o país vem enfrentando devido aos últimos acontecimentos. Recentemente o presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, declarou lei marcial, a situação durou apenas algumas horas, mas foi o suficiente para causar transtornos.

Em meio a crise, as postagens de Cha Eun-woo foram questionadas por internautas.”Isso é apropriado, dado o estado atual do país?”, comentou um internauta na publicação do astro. Outros defenderam o artista alegando que as postagens nas redes sociais é uma escolha individual e que as críticas eram injustas. Outra internauta apontou que o artista tem contratos a cumprir.
“O conteúdo promocional em colaboração com marcas geralmente tem um horário de postagem pré-determinado e, às vezes, é vinculado ou exposto como propaganda. A não liberação no prazo devido a considerações comerciais pode levar a problemas de reembolso do placebo. Eunwoo é uma celebridade sempre humilde e respeitada. Nem todos têm que expressar suas opiniões políticas. Além disso, não existe certo ou errado na política. Por favor, cuide bem de todas as celebridades que trabalham duro”, escreveu a internauta. Apesar da repercussão, o artista não se manifestou sobre a situação.
Artistas sul-coreanos são criticados por não ter posicionamento político
Os artistas sul-coreanos tem as redes sociais constantemente vigiadas por suas agências e dificilmente publicam algo sem autorização devido aos rígidos contratos.
Além de Cha Eun-woo outros artistas coreanos estão sendo criticados por não se posicionar sobre a situação política do país. O cantor de trote Lim Young-woong publicou uma foto com o cachorro comemorando o aniversário do animal no dia em que a Assembleia Nacional votou na moção do impeachment e foi criticado por alguns internautas que o chamaram de insensível. Lim respondeu aos comentários: “Eu sou um político? Por que eu deveria falar?”.
Lee Chae-yeon, ex-integrante do grupo de k-pop IZ*ONE, expressou sua opinião no sábado (7), em uma plataforma de comunicação com os fãs.
“Não estou em posição de falar sobre política? Então qual é exatamente a posição ‘certa’ para falar sobre isso?”, ela escreveu. “Como cidadã e membro da sociedade, decidirei por mim mesma, quando e sobre o que falar. Estou usando minha voz porque sou uma artista”, escreveu a cantora. O posicionamento da artista foi elogiado pela coragem.
Em entrevista ao jornal The Korea Herald, um funcionário de uma agência de k-pop explicou porque a maioria dos artistas não tem posicionamento político.
“Quando os artistas se envolvem em questões políticas ou nacionais, embora certamente tenham a liberdade de expressar suas opiniões, eles também devem considerar que seus negócios dependem muito da comunicação com os fãs”, disse um funcionário da agência de K-pop, que pediu anonimato. “Não há necessidade de que eles se alinhem publicamente a uma posição política específica.”
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!