20180208_040229_-_psicologiacoaching.jpeg

Entenda as diferenças entre os dois processos

Certamente você já ouviu ou já foi indicado para fazer algumas sessões de Coaching ou Psicoterapia e é bem provável que tenha ficado em dúvida das possibilidades de trabalho que cada processo apresenta. Como saber a diferença e buscar algo que atenda sua real necessidade?

Psicoterapia

É um processo de autoconhecimento, acompanhado, exclusivamente, por um Psicólogo. A busca é feita comumente por pessoas que buscam amenizar algum tipo de sofrimento emocional. O processo é repleto de reflexões e possibilita uma transformação positiva que ultrapassa a esfera emocional e passa a ser percebida no dia a dia. Durante as sessões podem ser trabalhadas desde questões mais complexas, como transtornos emocionais, até questões, socialmente entendidas como mais simples, como uma busca mais aprofundada por se conhecer e perceber. O foco do processo é o sujeito, suas aflições e perspectivas, e o processo é realizado no tempo de reflexão do cliente e tem como propósito uma melhoria global da qualidade de vida. Em muitos casos, o processo foca nas situações vividas no passado, para entender como a pessoa chegou no seu momento atual e como pode resolver suas questões para se fortalecer para os próximos desafios.

Coaching

Pode ser realizado por profissionais com formações variadas que fazem uma formação direcionada para atuar como Coachs. O foco do processo está nos resultados, propósitos e não tem um enfoque nas questões emocionais do sujeito. Durante todo o processo o cliente será levado a definir suas metas, estratégias e a agir de acordo com suas perspectivas e desejos. Questões emocionais não são abordadas e caso surjam durante o processo são tratadas de forma bastante superficial, apenas no aspecto que impactam na conquista dos objetivos. É procurado com muita frequência para resolver questões de carreira, como progressão, mudança de empresa, de área de atuação, etc. Com um foco bastante direcionado, o cliente é levado a buscar alternativas rápidas e eficientes para conquistar e superar as metas definidas. A diferença dos dois processos não está apenas na formação dos profissionais, mas, principalmente, na necessidade do cliente. Um processo de Psicoterapia é mais longo e vai atuar de forma mais profunda, buscando conteúdos emocionais e novas formas de lidar com o que sabe de si e o que ainda não sabe de si. Já o Coaching atua de forma pontual em situações específicas e direcionadas. Tome cuidado com propostas de Coaching que envolvem questões emocionais; quando o profissional não possui a formação necessária para o manejo emocional pode causar um sofrimento ainda maior, abrindo feridas que acabam ficando expostas. É como se um olhasse de uma forma abrangente para o sujeito, permitindo que qualquer coisa venha à tona e tome a cena quando for preciso, enquanto o outro jogue um holofote no que é definido e escolhido como foco pelo cliente. Cada processo tem suas vantagens e trazem ótimos resultados, principalmente quando a escolha é feita com base nas reais necessidades do cliente. Seja coerente com o que precisa avaliar e ajustar. Busque os recursos corretos para sua necessidade, seja ela qual for. Quando isso acontece você colhe os frutos da sua dedicação. Caso tenha dúvida sobre o processo e as questões que o motivaram a buscar ajuda, entre em contato com o profissional e relate suas indagações. Questione e garanta que entendeu e concorda com todas as peculiaridades do processo que está contratando. Se não sentiu confiança no profissional busque novas indicações, já que ambos os processos envolvem confiança e empatia. É preciso confiar no outro para poder colocar em suas mãos questões tão importantes para você, como sua carreira, seus objetivos, suas dores, suas emoções. Simone Steilein Nosima – Psicóloga e Coach – CRP: 08/09475