Assim como qualquer espaço físico, a internet é um ambiente público. Nela, como em qualquer lugar fora de casa, as pessoas devem preservar a própria intimidade. Os perigos que o mundo on-line pode oferecer devem ser muito bem conhecidos, principalmente pelas crianças, que muitas vezes começam a utilizar as redes sociais de forma precoce. Confira algumas dicas da consultora digital Fernanda Musardo para evitar que seus filhos se coloquem em situações de risco:

-Muitas vezes, a utilização das redes sociais não é liberada para quem tem menos de 13 anos de idade. Por isso, não abra contas em nome de seus filhos pequenos e não permita que eles mintam a idade para entrar em determinado ambiente digital. Comece ensinando-os que a mentira é sempre uma coisa ruim, seja na internet ou fora dela.

-Os filhos geralmente seguem o comportamento dos pais. Por isso, não se comporte nas redes sociais de uma forma que você não gostaria que seus filhos se comportassem. Dê o exemplo!

-As crianças geralmente não têm discernimento do que podem ou não compartilhar. Por isso, sempre acompanhe as publicações de seus filhos e oriente-os a não publicar fotos pessoais, como registros de momentos íntimos da família.

-Ensine seus filhos que eles nunca devem marcar as pessoas adicionadas em redes sociais por grau de parentesco. Não identificar “mãe”, “pai”, “irmão”, “tia”, etc.

-Não permitir que o filho informe endereço de casa e telefone de contato.

-A regra “não fale com estranhos” também vale para as redes sociais. As crianças e adolescentes devem ser orientados a nunca adicionar pessoas desconhecidas.

-Fazer com que as crianças conheçam as ferramentas da rede social que limitam a visualização de suas publicações a determinadas pessoas ou grupos de pessoas.

-Ao encontrar algum comportamento que considere inadequado nas redes sociais, mostre para os seus filhos e explique os motivos pelos quais aquilo não deve ser feito. Apresente a situação como um “exemplo que não deve ser seguido”.

-Sempre converse com a criança e explique a ela porque o ambiente da internet pode ser perigoso.

-Não proíba seus filhos de usar redes sociais, pois a proibição geralmente gera curiosidade. Porém, incentive-os a frequentar ambientes específicos para a idade deles, que tenham políticas e regras rigorosas de utilização.

Confira a entrevista de Fernanda no Paraná no Ar: