Durante as atividades recreativas e pedagógicas das turmas de maternal e pré-escola do Centro de Educação Infantil (CMEI) Vila Autódromo, no Cajuru, crianças com idades entre 3 e 4 anos participaram de um projeto de cidadania que fez com que eles vivenciassem a prática de um processo eleitoral. Eles escolheram os membros do Conselhinho Estudantil da unidade.
A posse dos eleitos aconteceu no início desta semana, com a diplomação dos meninos e meninas escolhidos pelo voto direto dos colegas, para representarem as 150 crianças atendidas no CMEI. O processo eleitoral foi semelhante ao de uma eleição oficial, com acompanhamento da Associação de Pais, Professores e Funcionários (APPF) e do Conselho do CMEI. As atividades do pleito tiveram inicio em abril.
“A gestão democrática é um princípio que faz parte da formação cidadã das nossas crianças,” diz a diretora da unidade, Elizabeth Terezinha Schneider.
As medidas que resultaram na formação do Conselhinho foram incentivadas a partir de atividades baseadas no livro “A Eleição da Criançada”, do escritor infanto-juvenil Pedro Bandeira. Depois de conhecerem a história do livro, as crianças participaram de rodas de conversa, com apontamentos de opiniões, interpretações e esclarecimento de dúvidas. Também fez parte da atividade a pesquisa sobre governantes locais e nacionais. As crianças aprenderam sobre a função exercida pela presidente do Brasil, governador do estado e prefeito de Curitiba.
A eleição do Conselhinho foi um momento de mobilização. Os candidatos apresentaram suas propostas para os colegas que puderam fazer reivindicações aos pequenos candidatos. Para conquistar o voto das três turmas que participam da eleição, cada chapa apresentou propostas aos eleitores para atender aos pedidos por mais brinquedos, livros e jogos para serem usados nas aulas.
Para Júlia Beatriz, de 4 anos, participar da experiência de conselheira ajudará a deixar o CMEI ainda melhor. “Como conselheira eu falo as coisas para ajudar na creche e também meus amigos”, conta com orgulho.
O colega Ricardo Alexandre Ferreira Vale, 4, comemorou a aprovação que teve entre os colegas. “Como representante do grupo estou alegre e com vontade de ajudar”, disse.
Logo após a cerimônia de posse, os eleitos participaram da primeira reunião. No encontro falaram sobre a compra de brinquedos e melhorias na limpeza do banheiro dos meninos.
Os membros do Conselhinho percorreram as turmas solicitando a colaboração de todos no cuidado com o banheiro. Também organizaram uma lista de brinquedos para serem adquiridos.