Curitiba - Dados do Instituto Municipal de Turismo apontam que Curitiba tem a expectativa de R$ 439,8 milhões gerados em impacto econômico com o Natal, em 2025. Como comparação, em 2024, a capital paranaense movimentou R$ 399,9 milhões no período natalino.

Multidão acompanha espetáculo de Natal em Curitiba
Setores de hotelaria, comércio, bares e restaurantes têm observado bons números nessa época. (Foto: José Fernando Ogura/SECOM)

A expectativa de público total do Natal em Curitiba também é maior para este ano, com 2,4 milhões de visitantes. Em 2024, esse número foi de 2,2 milhões de pessoas.

Somente a rede hoteleira da capital paranaense está com índice de ocupação próximo a 90% durante o período natalino em Curitiba, com alguns hotéis e pousados tendo registrado lotação máximo durante os principais espetáculos de Natal.

A rede hoteleira da capital paranaense conta com mais de 100 estabelecimentos, como hotéis, flats, pousadas e hostels, e 17 mil leitos.

Dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Paraná (Abrasel-PR) apontam que o movimento no setor deve crescer 10% em 2025, com aumento na presença de turistas estrangeiros em Curitiba.

Segundo a Pesquisa de Expectativa de Compra e Venda no Natal 2025, realizada pela Associação Comercial do Paraná (ACP), 62% dos lojitsas de Curitiba estão confiantes, enquanto 61% dos consumidores admitem comprar presentes no fim do ano e 46% que vão gastar mais do que em 2024.

“Esse fluxo de turistas ajuda a gerar empregos, movimenta renda e aquece a iniciativa privada, que é quem de fato conduz o turismo. É o resultado da promoção de grandes eventos pela cidade”, explica o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Rodrigo Swinka.

Essa perspectiva também é compartilhada por dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

“Dados do Boletim do Turismo da Fecomércio PR indicam que, no acumulado de janeiro a novembro de 2025, a inflação do turismo em Curitiba atingiu 5,03%, abaixo da média nacional de 6,88%. No recorte de 12 meses, o diferencial é ainda mais expressivo, com 5,86% no Paraná frente a 8,65% no Brasil, o que amplia a competitividade do destino em relação a outros polos turísticos nacionais”, finalizou o assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi.

*com informações da Prefeitura de Curitiba

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Jorge de Sousa

Editor

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.

Jorge de Sousa é formado em jornalismo desde 2016, pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral e especializado na cobertura de pautas sobre Política, do Paraná e do Brasil, além de matérias sobre Agronegócio e Esportes.