O surfe faz parte da rotina de Matinhos, no litoral do Paraná, e tem no Pico de Matinhos um dos principais pontos de prática da modalidade. Localizado na Praia Central, o pico é utilizado por surfistas, moradores e turistas, conforme a Secretaria de Turismo do município.

Pico de Matinhos com família e surfistas
Pico de Matinhos é um local para turistas e surfistas (Foto: Jonathas Bertaze/Portal Ric)

A Praia Central passou a ser usada para o surfe devido às condições das ondas. Com o tempo, o ponto onde elas se formavam com mais regularidade passou a ser chamado de Pico de Matinhos. Ao longo dos anos, o local se consolidou como ponto de encontro de surfistas de diferentes regiões do país. A realização de competições contribuiu para ampliar a visibilidade do pico e atrair atletas de várias cidades.

De acordo com o coordenador-geral do Projeto Surf Escola – Ondas do Saber, Sanderson Trevisan, a principal característica do Pico de Matinhos é a variedade de ondas, que permite a prática do surfe em diferentes níveis e favorece o aprendizado.

“A onda do Pico de Matinhos é uma das melhores direitas do Brasil e do mundo. Ela tem várias seções, com características diferentes, e isso acaba proporcionando um potencial para todos os níveis de surfe”, disse.

O que é a “direita”, expressão usada por surfistas

No surfe, a expressão “direita” é usada para definir a direção em que a onda se desloca após a quebra, seguindo para o lado direito de quem está surfando. Esse tipo de onda possibilita percursos mais longos e manobras ao longo de diferentes trechos, dependendo das condições do mar.

O surfista Anuar Chiah, de 17 anos, que conquistou os títulos brasileiros nas categorias sub-14 e sub-18 e alcançou o quinto lugar em um campeonato mundial júnior, destaca que essa característica faz do Pico de Matinhos um local procurado por atletas para treinos.

“Aqui em Matinhos tem a melhor direita do Brasil. Uma direita mais longa quando rola. A galera sempre viaja para cá para treinar, ninguém quer perder essa onda”, afirmou.

Atualmente, o Pico de Matinhos é utilizado tanto para a prática esportiva quanto para lazer e convivência, reunindo praticantes do surfe e pessoas que frequentam a orla da cidade.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Jonathas Bertaze

Repórter

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.