Curitiba - Conhecida por suas ações sustentáveis, práticas urbanas inovadoras, seu clima frio e dezenas de áreas verdes, a capital paranaense comemora mais um aniversário no dia 29 de março. Será celebrada a história da cidade e dos marcos que somam 332 anos, reunindo atrações e atividades para a população curitibana.

Vista de cima do Jardim Botânico sem flores.
Jardim Botânico é um dos cartões postais da capital paranaense (Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

Origem da capital

Fundada pelo capitão-povoador Matheus Martins Lemeem em 1693, ela foi nomeada como Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, o nome “Curitiba” foi implantado apenas em 1721. Já a nomeação como capital, chegou após o desmembramento do território paranaense do estado de São Paulo, em 1854. Com séculos de memórias, o aniversário da cidade continua sendo um marco da história do sul do país.

Para este ano, as celebrações já foram iniciadas no início do mês com atividades culturais e de lazer, inaugurações, entregas de obras, programas, revitalizações e ações especiais que permanecem até o final do mês. Um dos destaques dessas ações, foi o programa “Curitiba de Volta ao Centro”, que tem reunido todo domingo centenas de famílias nas ruas centrais da cidade.

Programação dos 332 anos de Curitiba

Com o objetivo de comemorar mais um aniversário da cidade, a Câmara Municipal, em colaboração com a Prefeitura de Curitiba, realizará o “Curitiba 332”, festa que proporcionará uma programação cultural, esportiva e de lazer gratuita para os cidadãos.

O evento gratuito acontecerá no estacionamento da Câmara de Curitiba, entre o Palácio Rio Branco, sede histórica do Poder Legislativo, e a praça Eufrásio Correia, das 10h às 17h do próximo sábado (29).

Além das atrações, os curitibanos poderão contar com brinquedos infláveis e atividades lúdicas para crianças e área gamer, com fliperamas e videogames. Também estarão disponíveis mesas de Teqball, esporte inspirado no futebol que reúne elementos do futevôlei, do futebol de praia e do futmesa. Além de diversificadas opções gastronômicas.

“Ao longo dos últimos anos, a Câmara tem realizado eventos para trazer a população de volta ao centro. Com essa festa, consolidamos essa ideia, alinhada ao programa Curitiba de Volta ao Centro, lançado em fevereiro pela Prefeitura”, declara o presidente da Câmara, vereador Tico Kuzma (PSD). “Convidamos as famílias curitibanas a se divertir e a participar desse esforço de revitalização do centro”, conclui o vereador.

Horários

  • Gran Circo Stopim (10h) – para os pais que desejam entreter as crianças, será realizado uma homenagem a diversos circos que já existiram, somando acrobatas, malabaristas, domadores, mágicos, poodles adestrados, bailarinas e músicos, todos interpretados pelos palhaços Sarrafo, Tinoca e Wilson;
  • Coral Negro de Curitiba e a Banda Lyra Curitibana (11h) – o coral cantará o hino de Curitiba. Em seguida, a banda, que tem mais de 40 anos de carreira, dará continuidade as comemorações com uma apresentação com repertório diverso, que vai da música erudita ao samba;
  • Apresentações Ítalo Brasileiro Santa Felicidade, Centro Espanhol do Paraná e o CTG 20 de Setembro (12h) – ao meio-dia, sobem ao palco do “Curitiba 332” esses grupos folclóricos;
  • Ladies Ensemble (13h) – primeira orquestra brasileira profissional exclusivamente feminina, tocará seu repertório de música erudita durante a festa;
  • Wakaba Taiko, da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba – Nikkei (14h) – os grupos folclóricos revezarão o palco da festa com canções culturais;
  • Peça Tupi Pererê (15h30) – teatro voltado para as crianças, a peça animará o público infantil dan cidade;
  • Regional “É no choro que eu vou” (16h30) – para finalizar a programação, os músicos curitibanos atuantes na cena do choro se apresentarão.

Aniversário de Curitiba é feriado?

Divergindo da maioria das capitais do país, o aniversário de Curitiba não é considerado feriado na cidade. Dessa maneira, os escritórios e estabelecimentos comerciais atuam normalmente como um dia útil e nos órgãos públicos é decretado ponto facultativo.

O recesso municipal na capital paranaense é 8 de setembro, em homenagem à Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira da cidade, que, coincidentemente, será emendado com o 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil.

Principais prêmios da cidade

Eleita a melhor capital para se viver e a 5ª melhor cidade do Brasil pela consultoria Macroplan Analytics, a capital paranaense soma diversas premiações ao longo dos seus 332 anos; veja as principais.

  • Curitiba foi eleita a 2ª cidade do Brasil com mais startups, segundo Mapa de Startups 2022, divulgado em 2023.
  • Cidade Mais Inteligente do Mundo/World Smart City Awards 2023 da Fira Barcelona (Espanha);
  • Primeiro lugar no Government Excellence Awards 2024 com programa Fala Curitiba (Emirados Árabes);
  • Prêmio Urbanismo Pioneiro 2024 do Bilbao Metropoli 30 (Espanha);
  • World Green City Awards 2024 com o Programa de Agricultura Urbana de Curitiba (Holanda);
  • Seoul Smart City Prize 2024 na categoria Prata de Cidade Centrada nas Pessoas (Coreia do Sul);
  • Prêmio da Unesco 2024, Sheik Hamdan bin Rashid Al-Maktoun de Dubai.

Curitiba é destaque mundial

  • América: Comunidade Mais Inteligente do Mundo de 2024 pelo ICF (que tem sede no Canadá) em 4 de novembro de 2024;
  • Europa: Cidade Mais Inteligente do Mundo pela Fira Barcelona em 8 de novembro de 2023;
  • Ásia: Prata no Seoul Smart City Prize pelo governo da capital sul-coreana, Seul, em 10 de outubro de 2024.

*Com supervisão de Guilherme Becker

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Alana de Abreu

Estagiária de jornalismo

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.