No domingo (7) aconteceu a última apresentação do 32º Festival de Curitiba. Além da capital, o festival também passou por cidades da Região Metropolitana de Curitiba, como Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul e Pinhais. 

Seja por meio da compra de ingressos, pelo sistema “Pague o Quanto Vale” ou nas mais de 100 atrações gratuitas, cerca de 200 mil pessoas passaram pelas mostras. Dentre as atrações estavam, cursos, oficinas, palestras, lançamentos de livros e, é claro, espetáculos. 

Do mundo para Curitiba

O 32º Festival de Curitiba recebeu espetáculos de todas as regiões do Brasil e até mesmo de outros países. O evento teve a participação de companhias de teatro da Argentina, Peru, Chile e Bolívia.

Contudo, um dos destaques de brasilidade no festival foi o “Eixo Amazônico”, que apresentou os bois de Parintins “Caprichoso e Garantido – O Duelo da Amazônia” para o Sul do Brasil. Junto com ritmos populares do Amazonas, o musical arrebatou o público local. 

De acordo com Fabíula Passini, diretora do Festival de Curitiba, o intercâmbio da cultura nacional é essencial. “Nosso país possui um repertório lindo, poderoso em suas mais distintas expressões artísticas”, disse. “É extremamente enriquecedor, porque essas manifestações também são nossas. Poder trazer essas referências para o Festival é fantástico, nos orgulha demais”.

Festival Para Todos

Uma das grandes novidades do 32º Festival de Curitiba foi a Mostra Surda de Teatro. Buscando reforçar o caráter de inclusão do evento, o festival apresentou sete obras como protagonistas. Além disso, apenas 30% dos espectadores eram pessoas não surdas.

Segundo Leandro Knopfholz, diretor do festival, destacou a relevância da edição para o Brasil. “Mais uma vez o Festival foi para todos: envolvemos a sociedade, entendemos o momento atual, trouxemos tendências, entramos no cotidiano e nas conversas da cidade. Chegar a 32 edições com esse vigor, força e jovialidade, acredito que é um diferencial.

Do riso à canção

Um dos grandes destaques do 32º Festival de Curitiba foi o Risorama. Comemorando seus 20 anos de comédia, conquistou os corações do público com sua mostra de humor em formato stand up comedy. Além disso, a casa ficou lotada durante todas as oito sessões apresentadas.

Por fim, a edição de 2024 do Festival de Curitiba também inovou com a Temporada de Musicais. Além dos Bois de Parintins, diversas apresentações deixaram suas marcas na audiências. Desde reverência a comunicadores brasileiros, com “Silvio Santos Vem Aí”, e performances biográficas como “Ney Matogrosso – Homem com H” e “Carmen, a Grande e Pequena Notável”, os musicais iniciaram suas jornada no Festival de Curitiba com sucesso.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.