Curitiba - Faltando menos de um mês para o carnaval, a escola que foi campeã do Grupo de Acesso na edição passada, promete ser novamente uma forte concorrente para este ano. A Escola de Samba Leões da Mocidade reunirá ritmo musical, performances, arte e a história do futebol do time Athletico Paranaense.

Mulheres da escola de samba Leões da Mocidade em desfile na capital paranaense.
Temática desta edição será o centenário do clube Athletico Paranaense (Foto: Reprodução/Comunicação MST)

Fundada no dia 17 de abril de 2007, a Leões da Mocidade é uma dissidência do grupo Mocidade Azul, que reúne samba nos pés, figurinos e paixão. Com sede localizada no bairro Hauer de Curitiba, a escola de samba é organizada pelo presidente Mário Cândido de Oliveira e pela presidente de honra, Vilmar Alves.

A expectativa do desfile deste carnaval, é que avenida Marechal Deodoro seja contagiada pela composição escrita por Paulo César Feital, autor dos sambas de enredo da Viradouro e da Mocidade Independente de Padre Miguel no Carnaval do Rio de Janeiro.

Conheça os principais enredos da história da Leões da Mocidade

Conhecida pelos seus famosos sambas-enredos, os 17 anos de tradição foram marcados por músicas que fortalecem a cultura brasileira. Em 2025 o enredo foi influenciada pelos “Quatro Ventos” do escudo do Athletico (rebeldia, entusiasmo, inovação e ambição), trazendo momentos da história do clube, desde o bicampeonato paranaense de 1929 e 1930, ao bicampeonato da Sul-Americana em 2018 e 2021.

  • ‘E por falar em vocês’ – 2008;
  • ‘Vem dançar Comigo’ – 2012;
  • ‘Meus tambores anunciam: Sorria, você está na Bahia’ – 2014;
  • ‘Cinema na Avenida’ – 2016;
  • ‘Partituras em Preto e Branco, no Prelúdio Erudito e Popular de Waltel’ – 2019;
  • ‘Nascimento do compositor e instrumentista Waldir Azeved – 2024.

Entenda a origem

Sendo fruto de uma multiplicação de uma das escolas de samba de Curitiba, a Mocidade Azul, sua estreia realizou uma homenagem a um dos maiores símbolo da cidade de Curitiba, a Boca Maldita, sagrando-se campeã do Grupo de Acesso do carnaval curitibano.

Principais conquistas da história da Leões da Mocidade

  • 2008 – Campeã grupo B;
  • 2012 – 2º lugar do grupo A;
  • 2015 – 3º lugar do grupo A;
  • 2020 – 2º lugar do grupo de acesso;
  • 2024 – Campeã do grupo de acesso.

A Comunidade ao redor da Leões da Mocidade

A escola que começou sem uma sede própria, hoje tem como cenário a região sudoeste da capital paranaense, bairros como o Hauer, Boqueirão e Villa Fanny recebem a influencia carnavalesca do grupo. A inauguração do local no final do ano passado, foi após conquistarem o Acesso em Curitiba em 2024, agora os membros usufruem de um espaço com instrumentos da bateria, acessórios e figurinos com uma identidade sólida.

Ao longo do ano, os Leões da Mocidade mantém sua conexão com a comunidade através do pré-carnaval, oficinas de bateria, ensaios abertos e artes carnavalescas. Além das atividade, eles oferecem vagas para quem desejar participar da agremiação, para este ano ainda há chance fazer parte do desfile que ocorrerá no dia 1º de março. A escola aceita diversos talentos, de crianças a idosos.

Ensaios abertos

  • Dias:  19, 21 e 23 de fevereiro
  • Horários: quartas, às 20h – Sociedade 13 de Maio (R. Des. Clotário Portugal, 274), sextas, às 20h – Barracão da Escola (Rua São Bento, 607 – Hauer) e domingo, às 19h – Rua Orestes Camilo, 80 (Prado Velho)

O que esperar da Leões da Mocidade no Carnaval de 2025?

Para este carnaval, a programação contará com uma temática exclusiva em honra ao time Athletico Paranaense. A trilha sonora foi produzida pelos brasileiros Leo Peres, Flávio Guerra, Wilson Paulino, que também preside a Leões da Mocidade, e Paulo Cesar Feital. O objetivo é contar os marcos do clube, além de homenagear o centenário do ano passado, mesmo com o rebaixamento.

O público poderá esperar performances e evoluções da bateria e apresentação das passistas e mestre sala e porta bandeira. Curitiba será palco das escolas e bloquinhos a partir das 13h, no sábado (1º), que contará com muita música, bebidas, gastronomia e cultura brasileira.

*Com supervisão de Erick Mota

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

Alana de Abreu

Estagiária de jornalismo

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.