Curitiba - Fundado em 1993, O Grêmio Cultural Ecológico Carnavalesco Enamorados do Samba nasceu como um bloco de carnaval criado por Amauri Ferreira, Marlene Carmelo e alguns amigos. Com sede localizada no Água Verde, o Enamorados do Samba se tornou uma escola de samba no dia 14 de março de 2017.

Carro alegórico utilizado pela Escola Enamorados do Samba.
O brasão conta com a representação do pandeiro e o símbolo mundial da reciclagem. (Foto: Ciro Marques)

Com as cores azul, rosa e branco, a Enamorados do Samba também promove ecologia e amor pelo carnaval, com o lema “Paz, Amor e Alegria”. Com o carnaval chegando, saiba mais sobre Enamorados do Samba. 

Conheça os principais enredos da história da Enamorados do Samba

Em 2020, no ano em que levou o título de campeã do carnaval, a Enamorados do Samba trouxe o enredo homenageando os 60 anos do Mercado Municipal, exaltando também a formação étnica da capital paranaense. 

Já em 2024, a escola trouxe em seu samba enredo “Café, rota de ricas histórias, cultura e desenvolvimento”, uma viagem pelo estado, falando do café e também homenageando os irmãos rebouças. 

Através da divulgação de seu site, o samba enredo de 2025 traz diversas referências curitibanas, citando a gralha azul, a Ópera de Arame e até mesmo alguns eventos famosos na cidade, como a Zombie Walk: “Acelero minha moto, maquiado de zumbi eu vou, Curitiba tem carnaval sim senhor”. 

Entenda a origem do nome Enamorados do Samba

A escola surgiu com a intenção de reunir os apaixonados pelo carnaval, que muitas vezes tinham que deixar de curtir o evento por conta do trabalho dentro dos bastidores. Agora a Enamorados do Samba através de suas cores e novo brasão, fortalece seus ideais, principalmente a consciência ecológica. 

Poucos dias antes do desfile de 2020, onde a escola ganhou seu primeiro título de campeã do carnaval, uma das fundadoras, Marlene Monte Carmelo faleceu.

Principais conquistas da história da Enamorados do Samba

Enquanto bloco, a Enamorados do Samba conquistou consecutivamente três campeonatos na Avenida Marechal Deodoro nos anos de 1995, 1996 e 1997. 

Em 2018 desfilou pela primeira vez como escola de samba pelo concurso do Grupo de Acesso e venceu, e em 2019 pôde disputar no Grupo Especial. Seu primeiro título de campeã do carnaval veio em 2020.

A Comunidade ao redor da Enamorados do Samba

A escola convida a todos que quiserem participar do desfile, para que a comunidade sinta como é poder desfilar na avenida com belas fantasias de carnaval. As inscrições são feitas no site da Enamorados do Samba.

Além disso, a escola também promove ensaios na quadra localizada na Rua São Paulo, 1500. 

O que esperar da Enamorados do Samba no Carnaval de 2025? 

Em busca de construir um legado, a escola deseja não apenas brilhar na avenida, mas também fortalecer e promover a consciência ecológica e o amor. 

Com base no samba enredo divulgado em seu site, feito por Alexandre Fortes, Edu Pagode e Juca Fortes, o público pode esperar grandes referências e homenagens para Curitiba, além de exaltar que na capital paranaense o carnaval é comemorado.

*Com supervisão de Erick Mota


Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui   

Ana Clara Carneiro

Estagiária de jornalismo

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.