Fechado há mais de 15 anos, o local que antes abrigava o Cine Lido promete voltar a ser um dos pontos favoritos dos curitibanos, após revitalização. O novo espaço terá como inspiração o Cinema Roxy, no Rio de Janeiro, e o Vibra, em São Paulo.

Frente do antigo Cine Lido
Cine Lido será novo espaço de atrações culturais em Curitiba (Foto: Reprodução/Google Maps)

Com previsão para inauguração no primeiro semestre de 2026, o local que fazia sucesso nos 2000, com filmes como ‘War and Peace’, agora promete ser palco de apresentações artísticas e culturais históricas. O ambiente terá espaço para 2.500 pessoas, combinando tradição e tecnologia, além de gastronomia e serviço de alta qualidade.

A obra do prédio do antigo Cine Lido, que fica localizado na região central da capital paranaense, entre a Rua Desembargador Ermelino de Leão, e as ruas Cândido Lopes e Cruz Machado, coincide com o plano de redesenvolvimento da região central de Curitiba, lançado na última quinta-feira (6), pelo prefeito Eduardo Pimentel (PSD).

Empresas por trás do novo Cine Lido

A reinauguração do Cine Lido conta com a parceria da SevenX, uma das principais empresas de entretenimento do Brasil, responsável por mais de 2 mil eventos, incluindo shows de Coldplay, Metallica, Bon Jovi, Maroon 5, Green Day e festivais como o Coolritiba.

O projeto também terá o apoio da Planeta Brasil, empresa paranaense com quase 40 anos de atuação no setor cultural, à frente de eventos como o Festival Lupaluna, Circuito Banco do Brasil, Vivo Open Air e FIFA FanFest Curitiba.

“A ideia é entregar um equipamento voltado para a cidade, que seja versátil e democrático. Um conceito que Curitiba ainda não dispõe, de um local amplo, extremamente bem localizado, de fácil acesso e com serviços de alto nível em alimentação, bebidas, entre outros”, detalha Malu Cornelsen, da Planeta Brasil Entretenimento, uma das idealizadoras do projeto.

Projeto da reforma

Com três andares e 2.000 m², o novo Cine Lido traz um projeto arquitetônico inspirado no estilo Art Déco, assinado pelo renomado arquiteto João Uchôa. Serão instalados sete bares, com a compra de ingressos, estacionamento e produtos sendo realizada por biometria em um sistema inédito no Paraná.

O Cine Lido reabrirá com uma proposta da programação cultural diversificada, o local receberá exposições, ativações de marca e espetáculos temáticos. O espaço promete ser um dos novos pontos de entretenimento da cidade, fortalecendo a economia de Curitiba, segundo o ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca (PSD), que anunciou a reforma em suas redes sociais, neste último sábado (8).

“O coração de Curitiba vai bombar na Ermelino de Leão”, comenta Greca.

*Com supervisão de Jorge de Sousa

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Alana de Abreu

Estagiária de jornalismo

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.