Campeã da Série Ouro em 2014, a Unidos de Padre Miguel volta a compor o Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro em 2025. Com o samba-enredo ‘Egbé Iyá Nassô’, a escola conta a história do primeiro terreiro candomblé do Brasil, em Salvador.

História da Unidos de Padre Miguel
Fundada no dia 12 de novembro de 1957, por Genésio da Cruz Nunes, a escola conhecida pelo Boi Vermelho tem origens na comunidade da Vila Vintém, em Padre Miguel, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
O vermelho e branco foram adotados como cores oficiais da Unidos de Padre Miguel em referência a Guilherme da Silveira Filho, dono da fábrica Bangu na época, e que doava todos os tecidos utilizados nos desfiles da escola.
Título na Série Ouro em 2024
Na disputa da Série Ouro, a Unidos de Padre Miguel alcançou a pontuação máxima possível, de 270. O desfile, que teve como samba-enredo ‘O Redentor do Sertão’, homenageou Padre Cícero, figura histórica do nordeste e do catolicismo brasileiro.
Com o resultado, a agremiação volta à elite do Carnaval do Rio de Janeiro após 52 anos de hiato, depois de uma frustrante segunda colocação em 2023, que adiou a conquista no ano retrasado.
*Com supervisão de Jorge de Sousa.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui