Conhecida como “Cidade dos Passarinhos”, Arapongas, no Norte do Paraná, concluiu a instalação de 16 esculturas de pássaros em pontos estratégicos da cidade, nesta quinta-feira (14). As criações são do artista plástico Cleir Ávila Ferreira Júnior, um dos principais no ramo no Mato Grosso do Sul, que foi contratado pela Prefeitura Municipal de Arapongas para fazer as obras. O objetivo principal é reviver a história da cidade.
Na primeira etapa, 13 instalações foram concluídas: um rouxinol (na Avenida Rouxinol sentido à zona Sul), duas arapongas (na Av. Arapongas com Av. Rouxinol), duas araras (na Praça Mauá), duas andorinhas (entre a Av. Rouxinol e Rua Andorinha), uma gralha-azul (na Praça da Rodoviária Municipal), um gaturamo (na Av. Gaturamo), um pavão (na Rua Pavão com a Rua Perdizes); um flamingo (no Conjunto Flamingos); uma araponga (na Praça Francisco Ferreira Baptista) e outra araponga (na Av. Arapongas).
Duas Araponga na Av. Arapongas com Av. Rouxinol (Crédito: Prefeitura Municipal de Arapongas) Águia na entrada do Conjunto Águias (Crédito: Prefeitura Municipal de Arapongas) Andorinhas no canteiro central da Av. Rouxinol com Rua Andorinhas (Crédito: Prefeitura Municipal de Arapongas) Gralha-Azul na praça da Rodoviária Municipal (Crédito: Prefeitura Municipal de Arapongas) Araras na Praça Mauá (Crédito: Prefeitura Municipal de Arapongas) Arapongas na Praça das Bandeiras (Crédito: Prefeitura Municipal de Arapongas) Araponga na rotatória no prolongamento da Av. Arapongas (Crédito: Prefeitura Municipal de Arapongas) Rounixol na rotatória da Av. Rouxinol, Zona Sul (Crédito: Prefeitura Municipal de Arapongas) Gaturamo, na rotatória final da Av. Gaturamo (Crédito: Prefeitura Municipal de Arapongas) Flamingo, na rotatória da entrada do Cj. Flamingos (Crédito: Prefeitura Municipal de Arapongas) Araponga da Av. Arapongas sentido à Av. Gaturamo (Crédito: Prefeitura Municipal de Arapongas)
Em uma segunda etapa, outras três instalações foram concluídas: uma araponga (na Praça da Bandeira), uma ave seriema (na Avenida Siriema) e uma águia (no Conjunto Águias), que ainda passa pelos ajustes finais.
“Será possível a conclusão ainda nesta semana. Um trabalho detalhado, que ao longo dos últimos meses foi feito com carinho e dedicação, reforçando a importância e relevância dos pássaros, que são símbolo do município desde o seu surgimento”
afirma o artista.












