O jornalista Reinaldo Bessa teve acesso exclusivo à residência de Dalton Trevisan, na manhã desta quinta-feira (12), o que marcou a primeira vez que um jornalista entra no local. O escritor, reconhecido como um dos maiores contistas do Brasil, viveu de forma reclusa e sem abrir sua casa ao público por quase sete décadas. Dalton morrreu na última segunda-feira (9), aos 99 anos.

Vídeo mostra casa que Dalton Trevisan morou por 68 anos em Curitiba
Cartas foram encontradas na residência (Foto: Grands por Bessa)

A casa, localizada na Rua Ubaldino do Amaral, esquina com a Amintas de Barros, no Alto da XV, em Curitiba, foi a residência do autor por 68 anos, até 2022. Posteriormente, ele se mudou para um apartamento no Centro da cidade. O imóvel, atualmente pertencente à construtora Hugo Peretti, será restaurado e mantido como parte de um novo empreendimento residencial. Por ser uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP), a estrutura será preservada.

O casarão, com dois andares, porão e amplo quintal, apresenta sinais de desgaste. O interior tem três quartos, sala, cozinha e sótão. O papel de parede está desgastado, o assoalho foi danificado por cupins e poucos móveis permanecem. Entre eles, uma mesa de canto na sala principal e cortinas ainda intactas nas janelas. As escadas, que rangem a cada passo, conduzem ao sótão, onde o corrimão está parcialmente solto.

Leia mais:

No porão, há um arquivo deixado pelo autor. Um dos quartos guarda correspondências trocadas por Dalton com escritores como Carlos Drummond de Andrade e Otto Lara Resende. Também foram encontrados livros, comprovantes de compra de suas obras, DVDs catalogados por títulos, além de um roteiro adaptado de “A Polaquinha”. Parte significativa de seu acervo pessoal já havia sido doada em vida ao Instituto Moreira Salles, incluindo diários e prêmios literários.

O quintal, tomado por mato alto, reflete o abandono do local desde a saída de Dalton. A vegetação cobre grande parte do terreno, enquanto as árvores no entorno proporcionam sombra ao velho casarão.

Dalton Trevisan publicou mais de 50 obras e continua sendo uma referência literária nacional. A preservação da casa, que será integrada ao novo projeto residencial, mantém vivo o vínculo do escritor com a cidade que foi pano de fundo de grande parte de sua produção literária.

Veja como está o estado da casa em que Dalton Trevisan morou por 68 anos:

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Jonathas Bertaze

Repórter

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.