Curitiba - O carnaval é uma das datas favoritas entre os brasileiros e na capital paranaense não seria diferente. Com os desfiles se aproximando, conheça as escolas de samba que irão se apresentar na Rua Marechal Deodoro, no início de março.

Pessoas comemorando o carnaval. No centro da imagem há uma mulher dançando com uma criança.
O samba surgiu na Bahia, no século 19. (Foto: Prefeitura de Curitiba)

Acadêmicos da Realeza

Conhecida como a ‘Alvinegra Curitibana’, a escola de samba foi fundada no dia 03 de março de 1997 e batizada por Neguinho da Beija-Flor. 

Em 2009, a escola de samba decidiu homenagear em seu samba-enredo os 100 anos do Coritiba, intitulado de ‘Do alto da Glória para 100 anos de história’, onde conquistou seu sexto título na competição do carnaval curitibano.

A equipe já desfila há 27 anos e possui 11 títulos, vencendo também a edição de 2024. Homenageando o Hospital Pequeno Príncipe, a Acadêmicos da Realeza busca se manter a campeã em 2025.

Deixa Falar

Fundada no dia da Consciência Negra, em 20 de novembro de 2020, a escola de samba Deixa Falar busca resgatar as origens do samba.

Sua sede está localizada no bairro Guaíra, em Curitiba. A escola procura as origens negras do samba, trazendo a ancestralidade africana para o carnaval da capital paranaense. 

Em 2023, a escola conquistou o título no grupo de acesso com um samba-enredo que conta a história do samba no país, e da primeira escola de samba no Brasil.

Já no ano seguinte, a equipe participou com ‘Desde que o samba é samba, é assim’, que era como uma continuação do samba-enredo da edição passada. 

Embaixadores da Alegria

A escola de samba Embaixadores da Alegria foi fundada por José Cadilhe de Oliveira e Aldo Souza Lobo em 1948. 

Para a edição de 2025, a equipe preparou um enredo em homenagem às mulheres no samba como Tia Ciata, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Jovelina Pérola Negra, Clara Nunes, Alcione, Beth Carvalho, Leci Brandão e Mãe Orminda.

A Embaixadores da Alegria tem sua sede própria, localizada no bairro curitibano Campo Comprido.

Enamorados do Samba 

Fundado em 1993, o Grêmio Cultural Ecológico Carnavalesco Enamorados do Samba nasceu como um bloco de carnaval criado por Amauri Ferreira, Marlene Carmelo e alguns amigos. Com sede localizada na Água Verde, o Enamorados do Samba se tornou uma escola de samba no dia 14 de março de 2017.

Em 2020, no ano em que levou o título de campeã do carnaval, a Enamorados do Samba trouxe o enredo homenageando os 60 anos do Mercado Municipal, exaltando também a formação étnica da capital paranaense. 

Com base no samba enredo divulgado em seu site, feito por Alexandre Fortes, Edu Pagode e Juca Fortes, o público pode esperar grandes referências e homenagens para Curitiba, além de exaltar que na capital paranaense o carnaval é comemorado.

Imperatriz da Liberdade

A Imperatriz da Liberdade foi fundada em 2013 por Jefferson Pires e possui sua sede localizada no bairro Sítio Cercado. 

No carnaval de 2024, a escola escolheu como samba enredo “Para sobreviver, tem que ser malandro! Salve a malandragem, saravá, seu Zé!”, que fala sobre Zé Pilintra, uma entidade presente em religiões afro-brasileiras.

Com o samba enredo intitulado de “Yabás, Mulheres Guerreiras”, criado por Alex de Souza e Panela, a escola fará homenagens e menções às religiões de matrizes africanas.

Leões da Mocidade

Fundada em 17 de abril de 2007, a Leões da Mocidade é uma dissidência da escola Mocidade Azul. A sede é localizada no bairro Hauer e tem como presidente Mário Cândido de Oliveira.

Em 2024 a equipe foi campeã do grupo de acesso, com o enredo ‘Nascimento do compositor e instrumentista Waldir Azevedo’. 

Em 2025, participando do grupo principal, a escola decidiu homenagear o Club Athletico Paranaense, que completou 100 anos em 2024. Com seu samba-enredo inspirado nos ‘Quatro Ventos’ do Furacão, rebeldia, entusiasmo, inovação e ambição, a equipe traz momentos históricos do time.

Mocidade Azul

No dia 10 de janeiro de 1972, Charrão, Afunfa e Amauri Ferreira fundaram a escola de samba Mocidade Azul, que atualmente é a maior campeã do carnaval curitibano, com 22 títulos. A sede da equipe está localizada no bairro Fazendinha, há mais de 20 anos. 

O desfile de 2011 foi marcado pelo samba enredo ‘A Felicidade Pousou na Mocidade’. Já em 2025, a Mocidade traz ‘O chamado Sankofa: vai Mocidade, volte e pegue!’, que busca trazer a importância da influência africana na cultura brasileira.

Internautas

Localizado em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, a escola de samba Internautas começou a desfilar em 2003, como bloco de carnaval. Em 2006, foi campeã do grupo de acesso, mas acabou não sendo promovida, vencendo de novo em 2007.

Fundada no dia 21 de fevereiro de 2000, a equipe traz para o carnaval de Curitiba em 2025 o enredo ‘Nas Areias do Egito, a Internautas de Pinhais escreve sua História em busca da Vitória”, que traz referências aos faraós.

*Com supervisão de Jorge de Sousa

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui 

Ana Clara Carneiro

Estagiária de jornalismo

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.