As escolas de samba de São Paulo já estão movimentando a cidade com seus desfiles de carnaval. Algumas delas, ao longo dos anos, se consagraram como as maiores campeãs do Sambódromo do Anhembi; conheça as escolas que mais se destacaram no cenário do Grupo Especial.

Carro alegórico da Escola de Samba Vai-Vai.
Escola de Samba Vai-Vai, reúne 15 títulos como campeã (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Com energia contagiante, que une tradição e modernidade, as escolas de samba de São Paulo tomarão conta novamente da avenida neste carnaval. Através das cores chamativas, carros alegóricos exuberantes e elenco com o samba nos pés, a disputa das agremiações promete. Em meio a tantos talentos, algumas das escolas já somaram dezenas de prémios ao longo das competições; confira.

Top 3 escolas de samba com mais títulos no carnaval SP

Vai-Vai – 15 títulos

Fundada em 1930 no bairro da Bixiga, a agremiação ‘Vai-Vai’, ficou conhecida pelos sambas-enredo potentes, que trazem grandes homenagens à cultura negra e a personalidades históricas. A escola, fundada por um grupo de sambistas, acumula 15 títulos até o momento. Para este ano, o enredo será com a temática de “O xamã devorado e a deglutição bacante de quem ousou sonhar desordem“.

Mocidade-Alegre – 12 títulos

Campeã do Grupo Especial do carnaval de 2024, com 270 pontos, a escola foi inaugurada em 1958 como “Bloco das Primeiras Mariposas Recuperadas do Bom Retiro”. Idealizada por Juarez Cruz, seus irmãos Salvador Cruz, Carlos Cruze e mais dois amigos, já foram recebidos 12 títulos ao decorrer das premiações.

A agremiação é famosa por seu rigor técnico e pela organização detalhista dos seus desfiles, além de ter uma das baterias mais elogiadas do Carnaval paulista, famosa pelo swing e inovação. Neste ano, o samba-enredo será um resgate da temática religiosa, “Quem não pode com mandinga não carrega patuá”.

Nenê de Vila Matilde – 11 títulos

Na terceira colocação do ranking dos carnavais paulistas, a escola Nenê de Vila Matilde já recebeu 11 prêmios. Fundada em 1949 por Alberto Alves da Silva, na Zona Leste de São Paulo, a agremiação é uma das mais tradicionais do estado.

Com identidade visual azul e branca, ela carrega uma história ligada à luta da cultura negra e periférica, transformando. Para esta edição, a escola preparou o enredo, “Um Quê de Poesia e Um Tanto de Magia, A Arte de Encantar O Imaginário Popular”.

Ranking com 7 escolas de samba mais premiadas em SP

  • Vai-Vai — 15 títulos
  • Mocidade Alegre — 12 títulos
  • Nenê de Vila Matilde —11 títulos
  • Camisa Verde e Branco — 9 títulos
  • Lavapés Pirata Negro e Rosas de Ouro — 7 títulos
  • Unidos de Peruche — 5 títulos
  • Gaviões da Fiel — 4 títulos

Com supervisão de Guilherme Fortunato

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui


Alana de Abreu

Estagiária de jornalismo

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.