O carnaval no Rio de Janeiro começou no último domingo (2) e vai até o dia 04 de março, e as rainhas de bateria já estão brilhando na Sapucaí. São quatro desfiles por dia no sambódromo e ao todo, 12 escolas de samba participam do desfile do Grupo Especial.

Um dos principais elementos presentes nos desfiles da escola de samba são as rainhas de bateria. Elas são responsáveis por apresentar a bateria da escola para o público.
O atual modelo de rainha de bateria que conhecemos existe desde 1970, mas só a partir de 1980 que celebridades, atrizes e influenciadoras começaram a fazer parte e assumir o posto.
Rainhas de Bateria
Conheça as rainhas das escolas que participam dos desfiles no carnaval de 2025 do Rio de Janeiro.
Unidos de Padre Miguel
A rainha de bateria da escola é Andressa Marinho, de 22 anos. Este ano, a Unidos de Padre Miguel trouxe em seu samba enredo ‘Egbé Iyá Nassô’, que exalta a comunidade e a resistência do candomblé.
Imperatriz Leopoldinense
Maria Mariá está no cargo de rainha de bateria há três anos. Na edição de 2025, a Imperatriz Leopoldinense trouxe o enredo ‘Ómi Tútu ao Olúfon – Água fresca para o senhor de Ifón’.
Unidos do Viradouro
A rainha de bateria da escola é a atriz Erika Januza. Ela é de Contagem, Minas Gerais e está representando a Unidos do Viradouro há quatro anos. A escola participa do carnaval com o samba enredo ‘Malunguinho: o Mensageiro de Três Mundos’.
Estação Primeira de Mangueira
Evelyn Bastos está há 12 anos como rainha da Mangueira. Além de brilhar no sambódromo da Sapucaí, Evelyn também atua como diretora cultural da Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA). Este ano, o enredo da escola é ‘À Flor da Terra – No Rio da Negritude entre Dores e Paixões’.
Unidos da Tijuca
A cantora Lexa é a rainha de bateria da escola de samba, no entanto, nesta edição, não participará do desfile devido à perda recente de sua filha. Como forma de respeito, a Unidos da Tijuca não nomeou ninguém para substituí-la. O samba-enredo da escola é Logun-Edé – Santo Menino Que Velho Respeita.
Beija-Flor de Nilópolis
Lorena Raíssa tem 18 anos e é a rainha de bateria da Beija-Flor de Nilópolis. Atualmente, ela é a rainha mais jovem a desfilar pelo Grupo Especial, e na edição de 2025, Lorena desfilará grávida. O samba-enredo da escola é ‘Laíla de Todos os Santos’.
Acadêmicos do Salgueiro
A atriz Viviane Araújo participa do carnaval como rainha de bateria da escola há 17 anos. A escola participa do carnaval com o samba enredo ‘Salgueiro de Corpo Fechado’.
Unidos de Vila Isabel
Sabrina Sato é sempre muito comentada no carnaval. A rainha de bateria da Unidos de Vila Isabel também participa do carnaval de São Paulo pela Gaviões da Fiel. ’Quanto mais eu rezo, mais assombração me aparece’ é o enredo deste ano trazido pela escola.
Mocidade Independente de Padre Miguel
Fabíola Andrade é pela 2ª vez a rainha de bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel, que traz ‘Voltando para o futuro – Não há limites para sonhar’ para seu samba-enredo.
Paraíso do Tuiuti
Mayara Lima é aclamada na comunidade da escola de samba Paraíso do Tuiuti. Ela é rainha de bateria desde 2022. Na edição de 2025, a escola tem ‘Quem Tem Medo de Xica Manicongo?’ como samba-enredo.
Acadêmicos do Grande Rio
Paolla Oliveira é uma das rainhas de bateria mais comentadas nas redes sociais por suas apresentações marcantes. A atriz anunciou que esta é sua última participação no desfile. A escola traz em seu samba enredo ‘A mina é cocoriô!’.
Portela
A rainha de bateria da Portela é Bianca Monteiro, que nasceu em Madureira, berço da escola, que esste ano traz ‘Cantar Será Buscar o Caminho Que Vai Dar no Sol – Uma Homenagem a Milton Nascimento’ como enredo.
*Com supervisão de Guilherme Fortunato
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui