Ponta Grossa - A edição do evento Setembro em Dança – Festival Nacional de Dança de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, encerra neste sábado (27), com a tradicional ‘Noite de Gala’, às 19h, no Ginásio de Esportes Jamal Farjallah Bazzi. O evento conta com sete modalidades, sendo elas Ballet, Dança Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas, Sapateado, Estilo Livre e Danças Populares.

Na ‘Noite de Gala’, os vencedores de todas as categorias da Mostra Competitiva se reunirão novamente. Com entrada gratuita, o público poderá prestigiar mais uma apresentação dos dançarinos premiados.
Além disso, o evento também inclui a última oficina da edição, Jazz, ministrada por Nando Lima, às 9 horas, no CEU das Artes, e a Mostra Sapatilhinhas, com sessões às 9h e 14h.
Setembro em Dança
O evento ‘Setembro em Dança’ acontece em Ponta Grossa e começou no dia 16 de setembro. Aberto a grupos de todo o Brasil, o evento inclui a Mostra Competitiva e a Mostra Aberta.
Cada gênero teve 24 vagas e a Mostra Aberta disponibilizou 96 vagas, somadas a 48 para a Mostra Sapatilhinhas e 24 para a Dança Superação.
Academias, escolas, grupos, coletivos e companhias de qualquer região do Brasil puderam se inscrever para o evento. Todas as apresentações deveriam conter, no máximo, cinco minutos de duração.
A Mostra Competitiva teve apresentações de Ballet, Dança Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas, Sapateado, Estilo Livre e Danças Populares, com avaliações de profissionais como Juliana Valadão, primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Ray Santos, de Santos-SP; Gisella Martins, de Blumenau-SC; e Fernando Lima, de Joinville-SC.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal, o evento abre espaço e traz visibilidade para dançarinos não só locais, mas também de todo o país.
“O Setembro em Dança se consolida cada vez mais como o maior e principal festival de dança do Paraná, abrindo espaço para talentos locais e de outras regiões”, disse.
Além disso, a edição deste ano teve o maior público da história, segundo Portugal.
“Neste ano, tivemos uma adesão expressiva do público, reforçando o valor da arte e da cultura como instrumentos de integração social e desenvolvimento humano”, afirmou o secretário municipal de Cultura.
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui