Curitiba - Curitiba completa 332 anos de história no dia 29 de março. Entretanto, a data não é feriado na capital paranaense. O dia é ponto facultativo para órgãos públicos, enquanto o comércio funciona normalmente.

O feriado municipal de Curitiba é comemorado em 8 de setembro, dia da Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira da cidade. A data foi escolhida pela emenda com o feriado nacional da Independência do Brasil.
Segundo a Constituição, cada município pode declarar até quatro feriados, com um deles obrigatoriamente, sendo a Sexta-feira da Paixão.
Por que 29 de março é o aniversário de Curitiba?
A data remonta à fundação de Curitiba, em 1693, com a primeira eleição para a Câmara de Vereadores.
Origem da capital
Fundada pelo capitão-povoador Matheus Martins Lemeem em 1693, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais foi o primeiro nome da cidade. O nome “Curitiba” veio apenas em 1721. Já a nomeação como capital, chegou após o desmembramento do território paranaense do estado de São Paulo, em 1854. Com séculos de memórias, o aniversário da cidade continua sendo um marco da história do sul do país.
Para este ano, as celebrações começaram no início do mês com atividades culturais e de lazer, inaugurações, entregas de obras, programas, revitalizações e ações especiais que permanecem até o final do mês. Um dos destaques dessas ações, foi o programa “Curitiba de Volta ao Centro”, que tem reunido todo domingo, centenas de famílias nas ruas centrais da cidade.
Curitiba é a única capital sem feriado no aniversário?
Não. Outras capitais estaduais como o Rio de Janeiro, Salvador e Recife também escolheram datas de padroeiras para decretar feriado municipal ao invés do dia do aniversário.
Programação de eventos
Com o objetivo de comemorar mais um aniversário da cidade, a Câmara Municipal, em colaboração com a Prefeitura de Curitiba, realizará o “Curitiba 332”, festa que proporcionará uma programação cultural, esportiva e de lazer gratuita para os cidadãos.
O evento gratuito acontecerá no estacionamento da Câmara de Curitiba, entre o Palácio Rio Branco, sede histórica do Poder Legislativo, e a praça Eufrásio Correia, das 10h às 17h do próximo sábado (29).
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui