Foz do Iguaçu - O tradicional Gramadão da Vila A, em Foz do Iguaçu, no Paraná, recebeu a abertura da programação do Natal da Família – Itaipu Mais que Energia, na noite do último sábado (6). O evento reuniu mais de 28 mil pessoas com as decorações natalinas e com o show da Cia. Despertar, inspirado no conto “A Pequena Vendedora de Fósforos”. O espetáculo encantou as famílias com muita música, dança e acrobacias no palco e nos céus.

Árvore de natal.
Natal da família será realizado até o dia 4 de janeiro (Foto: divulgação)

Além da apresentação, o evento gratuito foi marcado pelo acendimento das mais de 200 mil lâmpadas da decoração. A programação acontece até 4 de janeiro e oferece diversos shows, oficinas e atrações, incluindo a presença ilustre do Papai Noel.

A cerimônia de abertura contou com a presença do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri; do diretor de coordenação da Itaipu, Carlos Carboni; do diretor-superintendente do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo; do pároco da Catedral de Foz do Iguaçu, Clodoaldo Frassetto; da representante de religiões de matriz africana, Mãe Edna do Ilê Baru; e do prefeito de Foz do Iguaçu, Joaquim Silva e Luna.

“O Gramadão foi criado justamente para isso: para as famílias ocuparem, usufruírem e se divertirem juntas”, reforçou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, no discurso durante a abertura do evento.

‘Natal de Lucca’ é atração principal da programação do Natal da Família

No local, as famílias conferiram o ‘Natal de Lucca’, trazendo cadeiras e lanches para acompanhar o espetáculo. Durante o show, Lucca e Nicolau sobem aos céus em uma cadeira suspensa, enquanto a “neve” cobre o Gramadão. Para a secretária Daniele Cristina Oliveira de Souza, as atrações criaram um ambiente de união e encanto típico da data.

“A magia do Natal está aqui. A Itaipu está de parabéns. Quando a gente entra na estrutura com árvores gigantes, luzes e tudo mais, ficamos encantados”, compartilhou Daniele.

Personagens no céu.
Natal da família conta com espetáculos (Foto: divulgação)

Impulso no comércio local durante o Natal da Família

A movimentação na abertura reforça a importância econômica do evento. A estimativa, com base na Metodologia de Impacto Econômico de Eventos, desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é que o Natal da Família no Gramadão invista aproximadamente R$ 10 milhões no comércio local, impulsionando vendas de ambulantes, lojas e serviços da região.

Para a comerciante Daiane Pereira Meyer, a iniciativa da Itaipu de manter o evento anualmente é essencial para o comércio da região.

“Atrai muita gente para o Gramadão. É algo diferente, que todo mundo gosta. As famílias vêm passear, as crianças se divertem e ainda tomam um açaí”, destacou a comerciante.

Espetáculo de natal.
Natal em Foz do Iguaçu teve acendimento de luzes (Foto: divulgação)

Natal Itinerante

O público também poderá acompanhar a carreta-palco Energia de Natal aos bairros de Foz do Iguaçu e aos municípios lindeiros. As apresentações acontecerão entre 1º e 21 de dezembro, somando 20 shows.

A atração acompanha a história do esforço de Papai Noel para frear o aquecimento global, que ameaça derreter as geleiras de sua terra natal, a Lapônia. Para isso, um duende tem a ideia de estudar uma região que abriga a maior geradora de energia limpa e sustentável do planeta: Foz do Iguaçu, terra da usina de Itaipu e das Cataratas do Iguaçu.

Toda a programação dos eventos do Natal 2025 da Itaipu e do Itaipu Parquete estão disponíveis no site oficial.

*Com supervisão de Guilherme Becker

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Alana de Abreu

Estagiária de jornalismo

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.

Aspirante a jornalista, Alana se dedica ao jornalismo investigativo, além de se especializar nas editorias de Cultura, como agenda de shows e listas 'de que fazer' na cidade, e de Entretenimento. Atualmente no quinto período de Jornalismo na Universidade Positivo, iniciou sua trajetória há 2 anos, começando como produtora de audiovisual.