A Páscoa carrega muitos significados que vão além de presentear os familiares e amigos com chocolates. O feriado que tem origem religiosa também representa renovação e esperança. Qual é o significado da páscoa? Veja tudo sobre a data.

Imagem de um coelho de chocolate.
A Semana Santa antecede a celebração. (Foto: Ilustração/Pexels)

Além da importância religiosa que essa data traz, a Páscoa também é conhecida pela celebração com amigos e familiares e a famosa troca de ovos de páscoa e chocolate. Confira tudo sobre essa data tão especial que está chegando.

Origem da Páscoa

A celebração da Páscoa é uma das mais antigas do mundo, e está ligada a diversas religiões. Qual é o significado da Páscoa para as religiões?

Para o judaísmo: chamada Pessach, a celebração surgiu há mais de 3 mil anos e relembra a libertação dos hebreus da escravidão no Egito. A palavra significa “passagem” e simboliza a travessia do povo judeu pelo Mar Vermelho.

Para o cristianismo: a Páscoa marca a ressurreição de Jesus Cristo, que ressuscitou após três dias da crucificação. Aos fiéis, a morte e a ressurreição de Cristo representam a redenção e a promessa de vida eterna.

Significado religioso

Para os religiosos, a Páscoa é a celebração mais importante do calendário religioso, já que simboliza a vitória de Jesus Cristo sobre a morte. A Semana Santa acompanha os últimos dias de Cristo na Terra.

No judaísmo, a Páscoa significa a libertação e o renascimento, relembrando quando os hebreus foram conduzidos para fora do Egito. 

Significado não religioso

A festividade também tem ligações com antigas celebrações pagãs, marcando o fim do inverno e o começo da primavera. Os europeus comemoravam e homenageavam Eostre, deusa da fertilidade.

A tradição da troca de ovos de páscoa como conhecemos hoje, veio de tradições pagãs, que enxergavam o ovo como um símbolo de fertilidade e renovação. 

Já o coelho da páscoa também é associado à fertilidade, e foi popularizado na Alemanha e levado aos Estados Unidos.

Imagem de um coelho com chocolate.
No México, a Semana Santa é comemorada com procissões e representações da Paixão de Cristo. (Foto: Ilustração/Pexels)

Tradições da Páscoa em outros países

Em diferentes países, o feriado da Páscoa é comemorado de maneiras diferentes. Confira algumas das tradições mais marcantes ao redor do mundo:

  • Brasil: A Semana Santa é marcada por procissões, encenações da Paixão de Cristo e o hábito de presentear ovos de chocolate. Muitas famílias também seguem a tradição de não consumir carne vermelha na Sexta-feira Santa.
  • Estados Unidos e Reino Unido: Crianças participam da famosa “caça aos ovos de Páscoa”, escondidos pelos jardins. O coelhinho da Páscoa também é um dos personagens mais populares.
  • Itália: O Papa realiza a “Via Crucis” no Coliseu de Roma, uma cerimônia que atrai milhares de fiéis do mundo inteiro.

Calendário da Páscoa 2025

Diferente do Natal que tem data fixa, a Páscoa varia conforme o calendário. Por isso, a Páscoa é considerada uma “festa móvel”, e o cálculo influencia outras datas religiosas, como a Quarta-feira de Cinzas (início da Quaresma) e o Carnaval.

  • 13 de abril – Domingo de Ramos
  • 17 de abril – Quinta-feira Santa
  • 18 de abril – Sexta-feira Santa (Feriado)
  • 19 de abril – Sábado de Aleluia
  • 20 de abril – Domingo de Páscoa

*Com supervisão de Guilherme Fortunato
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Ana Clara Carneiro

Estagiária de jornalismo

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.