Diferente do Natal, que tem data fixa, a Páscoa varia conforme o calendário, por isso, muda de ano para ano e é considerada uma “festa móvel”. O cálculo se baseia no calendário lunar e costuma variar. Confira quando será a Páscoa em 2025.

O cálculo de datas da Páscoa, feriado que tem origem religiosa, influencia outras datas, como a Quarta-feira de Cinzas (início da Quaresma) e o Carnaval. Dependendo da posição lunar no calendário, a celebração pode variar entre os domingos de abril. Mas quando será a Páscoa em 2025?
Calendário da Páscoa 2025
- 13 de abril – Domingo de Ramos
- 17 de abril – Quinta-feira Santa
- 18 de abril – Sexta-feira Santa (Feriado)
- 19 de abril – Sábado de Aleluia
- 20 de abril – Domingo de Páscoa
Por que a data muda?
A Páscoa segue um cálculo estabelecido há séculos pela Igreja Cristã, se baseando no ciclo lunar. A regra determina que a Páscoa deve ser comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia.
Em 2025, a primeira lua cheia após o equinócio da primavera ocorrerá no dia 13 de abril (domingo) e, seguindo a regra, a Páscoa será celebrada no domingo seguinte, 20 de abril.

Origem da Páscoa
A celebração da Páscoa é uma das mais antigas do mundo, e está ligada a diversas religiões. Qual é o significado da Páscoa para as religiões?
- Para o judaísmo: chamada Pessach, a celebração surgiu há mais de 3 mil anos e relembra a libertação dos hebreus da escravidão no Egito. A palavra significa “passagem” e simboliza a travessia do povo judeu pelo Mar Vermelho.
- Para o cristianismo: a Páscoa marca a ressurreição de Jesus Cristo, que ressuscitou após três dias da crucificação. Aos fiéis, a morte e a ressurreição de Cristo representam a redenção e a promessa de vida eterna.
Tradições da Páscoa em outros países
Em diferentes países, o feriado da Páscoa é comemorado de maneiras diferentes. Confira algumas das tradições mais marcantes ao redor do mundo:
- Brasil: A Semana Santa é marcada por procissões, encenações da Paixão de Cristo e o hábito de presentear ovos de chocolate. Muitas famílias também seguem a tradição de não consumir carne vermelha na Sexta-feira Santa.
- Estados Unidos e Reino Unido: Crianças participam da famosa “caça aos ovos de Páscoa”, escondidos pelos jardins. O Coelhinho da Páscoa também é um dos personagens mais populares.
- Itália: O Papa realiza a “Via Crucis” no Coliseu de Roma, uma cerimônia que atrai milhares de fiéis do mundo inteiro.
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui