A Sexta-feira Santa é um dos momentos mais importantes no calendário religioso. Comemorada anualmente, a data tem um peso profundo para os cristãos ao redor de todo o mundo. Mas o que a Sexta-feira Santa representa e qual é o seu significado?

Imagem ilustrativa da coroa de espinhos que Jesus usou.
A data também guia os cristãos para a esperança da Páscoa. (Foto: Ilustração/Freepik)

A Sexta-feira Santa antecede o feriado da Páscoa, e é marcada por momentos de reflexão e jejum entre os cristãos. A celebração é considerada a mais importante do calendário religioso, e significa a redenção e a promessa de vida eterna.

Qual o significado da Sexta-feira Santa?

A Sexta-feira Santa é o dia em que a Igreja Católica, as igrejas protestantes e ortodoxas relembram a crucificação de Jesus Cristo. De acordo com a tradição, Jesus foi condenado à morte sob a acusação de blasfêmia, sendo crucificado em Jerusalém.

A data não é uma celebração festiva, mas um momento de oração. Para os cristãos, é um dia importante para relembrar o sofrimento de Cristo pela humanidade.

Segundo a Bíblia, a Páscoa significa libertação. Primeiramente na saída do povo de Israel do Egito, depois o sacrifício de cordeiros como um sinal do perdão de Deus.

Tradições e rituais da Sexta-feira Santa

Embora a data não seja marcada por celebrações festivas, vários rituais são realizados nas igrejas ao redor do mundo, cada um com o objetivo de relembrar e refletir sobre o sacrifício de Cristo. Confira alguns ritos realizados na data:

O Ritual da Paixão

Uma das práticas mais comuns na Sexta-feira Santa é a leitura da Paixão de Cristo, que descreve os últimos momentos da vida de Jesus, incluindo a prisão, julgamento e crucificação. Em muitas igrejas, é feita uma encenação dos eventos, conhecida como “Via Sacra”.

A Vigília 

Outro rito importante da Sexta-feira Santa é o silêncio. Em várias tradições cristãs, não se realiza missa, e a igreja permanece silenciosa, com panos cobrindo as imagens. Esse silêncio é uma maneira de representar o luto pela morte de Jesus e refletir sobre o significado do sacrifício.

Imagem ilustrativa da coroa de espinhos que Jesus usou.
A Sexta-feira Santa é uma data marcada pelo recolhimento, reflexão e reconhecimento do sacrifício de Jesus Cristo. (Foto: Ilustração/Freepik)

Pode comer carne na Sexta-feira Santa?

Nessa data, muitas pessoas têm dúvida sobre o consumo de carne vermelha. Segundo a tradição cristã, especialmente na Igreja Católica, os fiéis são orientados a praticar o jejum e a abstinência de carne neste dia. Por isso, muitos cristãos fazem refeições mais simples, geralmente à base de peixes, ovos, legumes e verduras.

Sexta-feira Santa é feriado?

A Sexta-feira Santa é considerada feriado nacional no Brasil. Por ser um feriado religioso, a Sexta-feira Santa é um dos poucos feriados móveis do ano, ou seja, a data varia a cada ano de acordo com o calendário da Páscoa, que é calculado a partir do primeiro domingo após a primeira lua cheia do outono no hemisfério sul.

Calendário da Páscoa 2025

  • 13 de abril – Domingo de Ramos
  • 17 de abril – Quinta-feira Santa
  • 18 de abril – Sexta-feira Santa (Feriado)
  • 19 de abril – Sábado de Aleluia
  • 20 de abril – Domingo de Páscoa

*Com supervisão de Daniela Borsuk

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Ana Clara Carneiro

Estagiária de jornalismo

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.

Ana Clara, estagiária e atualmente cursando o 7º período de jornalismo na PUCPR. Se dedica, em especial, a matérias sobre Filmes e Séries, com a ordem de franquias, Entretenimento, Cultura e agenda de shows, Astrologia, como fases da lua, por exemplo, e Esporte.