Curitiba - A 33ª edição do Festival de Curitiba, um dos maiores eventos culturais da América Latina, tem início nesta segunda-feira (24). O evento de abertura, que acontece no Teatro Positivo, tem o o celebrado carnavalesco e estudioso da cultura brasileira Milton Cunha como mestre de cerimônias. Em seguida acontece a apresentação da peça “Os Mambembes”, com um elenco consagrado formado por Cláudia Abreu, Deborah Evelyn, Julia Lemmertz, Leandro Santanna, Orã Figueiredo e Paulo Betti, acompanhados pelo músico Caio Padilha.

carnavalesco e estudioso da cultura brasileira Milton Cunha
Carnavalesco Milton Cunha será o mestre de cerimônias da abertura oficial do festival (Foto: Divulgação/Festival de Curitiba)

Ao longo de duas semanas, a capital paranaense recebe 350 atrações, distribuídas em 70 espaços diversos. De acordo com a organização do festival, a programação contempla teatro, dança, circo, humor, música, oficinas, performances e gastronomia. A expectativa é reunir um público de aproximadamente 200 mil pessoas. 

Texto clássico abre festival

A noite especial de abertura será marcada pela apresentação de “Os Mambembes”, uma comédia que revive o clássico texto de Artur Azevedo, escrito em 1904, sobre as peripécias de uma trupe itinerante de teatro pelo Brasil. No palco, um elenco de peso dá vida à história que celebra a paixão pelo teatro e os desafios da cena cultural brasileira.

“Este ano, daremos início ao Festival de Curitiba em grande estilo, com um espetáculo popular aclamado que conquistou plateias por onde passou. E para tornar a noite ainda mais especial, teremos a presença luminosa de Milton Cunha, uma personalidade vibrante que conquista cada vez mais o público brasileiro”, afirma Fabiula Passini, co-diretora do Festival de Curitiba ao lado de Leandro Knopfholz.

elenco da peça "Os Mambembes", que abre o 33º Festival de Curitiba,
Espetáculo faz releitura de peça clássica do teatro brasileiro (Foto: Divulgação/Festival de Curitiba)

Sob a direção de Emílio de Mello e Gustavo Guenzburger, a peça reinventa a clássica comédia de Artur Azevedo, trazendo uma encenação contemporânea e dinâmica. A história acompanha o ator-empresário Frazão, que convida a jovem e talentosa Laudelina Pires para integrar sua companhia de teatro itinerante. Ao embarcarem nessa jornada pelo interior do Brasil, eles se deparam com a realidade de um país governado por coronéis, enfrentando desafios impostos pelos poderes locais.

Com um ônibus que se transforma em palco, camarim e meio de transporte, “Os Mambembes” resgata a magia do teatro de estrada, convidando o público a embarcar em uma divertida e emocionante viagem pelo universo das artes cênicas.

Recorde de procura marca primeiros dias

Este ano, o Festival de Curitiba bateu recorde de espetáculos com ingressos esgotados da Mostra Lucia Camargo logo na primeira semana de abertura da bilheteria. Mas ainda há entradas para alguns espetáculos. “Sentimos que este ano houve um grande interesse do público em geral pelos espetáculos da Mostra Lucia Camargo. Podemos dizer que é a edição mais movimentada no pós-pandemia. Pela qualidade das peças tenho certeza de que ninguém ficará decepcionado”, afirma Knopfholz.

O espetáculo de abertura do Festival de Curitiba sempre reserva momentos memoráveis, e nesta edição não será diferente. Depois do grande sucesso da apresentação dos Bois de Parintins na edição passada, o Festival dá o pontapé inicial com “Os Mambembes”. A montagem estreou em novembro de 2024 e, em apenas dez apresentações, atraiu mais de 18 mil espectadores, muitos dos quais tiveram sua primeira experiência no teatro. 

Serviço:
33º Festival de Curitiba
Data: de 24/3 a 6/4 de 2025
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no Shopping Mueller (Segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h).
Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo.
Confira também descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clubes de desconto e associações.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.