Curitiba - Considerado um dos maiores eventos de artes cênicas do Brasil, o Festival de Curitiba abriu a venda de ingressos na última quinta-feira (6). A princípio, o evento acontece entre os dias 24 de março e 6 de abril em 70 espaços diferentes de Curitiba e Região Metropolitana.

performance no festival de curitiba de 2024
Na edição de 2024, o Festival de Curitiba teve a presença de 200 mil espectadores (Foto: Divulgação/SECC)

De acordo com Leandro Knopfholz, diretor do Festival de Curitiba, o evento é essencial para a cena cultural da cidade. 

“O Festival de Curitiba é uma celebração vibrante do teatro, da arte e da cultura, levando uma programação diversificada e de qualidade ao público com o compromisso de inovar e proporcionar boas histórias, tendo parte de sua programação gratuita e acessível, buscando a pluralidade e promovendo a arte e a economia de Curitiba e região”, explica o diretor.

Na edição de 2025, grandes nomes das artes cênicas nacionais já confirmaram presença, como Débora Falabella, Reynaldo Gianecchini, Heloísa Périssé, Paulo Betti e muitos outros. A cerimônia de abertura, que acontece no dia 24 de março, traz a apresentação do espetáculo “Os Mambembes”, estrelado por Cláudia Abreu.

Conheça as mostras que compõe o Festival do Curitiba

A Mostra Lucia Camargo, que tem como marca a diversidade contemporânea do teatro nacional e internacional, trará aproximadamente 30 espetáculos para o festival. De acordo com a diretora do Festival de Curitiba, Fabíula Passini, a escolha de receber essa curadoria no evento foi fácil.

“Recebemos a proposta da curadoria desta edição com bastante entusiasmo, não só pela pluralidade, qualidade e sucesso dos espetáculos, mas também pela amplitude geográfica, vindo de diferentes regiões do Brasil, além de países como Argentina e Uruguai”, afirma.

Além disso, a Mostra Fringe trará cerca de 280 espetáculos com artistas vindos de todo o Brasil. Dentre elas, 153 serão performadas de maneira completamente gratuita.

Já o Interlocuções, que foca em ações formativas de integração entre artistas e públicos, busca trazer debates, palestras e oficinas durante o festival. Toda a programação é gratuita, mas diversas oficinas têm vagas limitadas.

Por fim, o Festival de Curitiba também traz a Mostra Surda de Teatro, que traz o protagonismo de artistas surdos; o Guritiba, que foca no acesso à arte para crianças; o MishMash, que foca em atividades circenses; o Risorama, que trará alguns dos maiores nomes humorísticos do país; e o Gastronomix, que conta com participação de chefs nacionais e internacionais premiados. 

Os ingressos para o Festival de Curitiba estão à venda pelo site oficial ou pela bilheteria física localizada no Shopping Mueller, em Curitiba.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.