A apuração do carnaval de São Paulo acontece na próxima terça-feira (4) e será transmitida ao vivo pela TV Globo e Globoplay às 16h. Ao todo, são 36 jurados que avaliam nove categorias.

A apuração do carnaval em São Paulo funciona da seguinte forma: todas as escolas entram no Anhembi com nota 10, e conforme o julgamento dos jurados, ela vai reduzindo décimos. Os avaliadores recebem um documento explicando qual foi o planejamento de cada escola de samba e justificam o desconto da nota na documentação.
As notas são lidas em voz alta e a menor é descartada na soma total. As pontuações servem como 1º critério para desempate, já o segundo é sorteado.
Categorias de avaliação
Os jurados avaliam nove categorias, sendo elas: bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente e mestre-sala e porta-bandeira. Confira mais sobre cada uma:
- Bateria: Examina o desempenho dos ritmistas e mestres de bateria na execução do samba-enredo. Além disso, analisa a presença de instrumentos obrigatórios e da afinação correta.
- Evolução: Forma como a escola percorre Na avenida, garantindo um deslocamento fluido, sem falhas e sem pressa.
- Enredo: O tema deve estar sendo bem representado no desfile através das alas e alegorias.
- Harmonia: Examina se os integrantes da escola estão sincronizados, cantando o samba no ritmo da bateria e executando corretamente as coreografias.
- Samba-enredo: Analisa se a letra do samba transmite com clareza o enredo proposto pela escola.
- Alegoria: O critério avalia os carros alegóricos no quesito estética e a sua relação com o enredo.
- Fantasia: Examina a fantasia esteticamente e qual o significado das vestimentas.
- Comissão de Frente: A coreografia deve incluir movimentos obrigatórios, como a saudação ao público e a apresentação da escola.
- Mestre-sala e porta-bandeira: São analisados o entrosamento da dupla na coreografia, a leveza dos movimentos e a harmonia das fantasias.
*Com supervisão de Guilherme Fortunato
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui