Termina nesta sexta-feira (25), a exposição noturna histórica, na modalidade drive-in, sobre os 74 anos de atuação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). A mostra acontece no estacionamento do Tribunal, das 18h30 às 22h.
Reluzentes veículos antigos estacionados no local recepcionam os visitantes, convidando para uma viagem de mais de sete décadas em um percurso de 300 metros. Medidas de segurança garantem a segurança do evento e os participantes não podem sair dos automóveis para manter o distanciamento.
Nas sete tendas e no telão de LED de 9×3 metros, é contada a história do Tribunal ao longo dessas sete décadas, mesclada com fatos do Brasil e do mundo no período. A primeira pegada deixada pelo homem na Lua, em 1969; a trágica morte do ídolo brasileiro Ayrton Senna, em 1994, estão ali, junto a tantos outros momentos de emoção e relevância histórica.
O TCE também é retratado, em detalhes, com fatos e fotos. Dos volumosos processos em papel e da máquina de escrever ao processo 100% digital. Da primeira sede, no Centro de Curitiba, à construção da moderna torre de vidro do Edifício-Anexo, na década de 1980. Dos primeiros passos da fiscalização até a consolidação como um dos mais respeitados órgãos de controle externo brasileiros.
Além das fotos e dos carros antigos, o clima de nostalgia e resgate histórico é composto por uma série de elementos, como mobiliário e objetos que marcaram cada década. Atores em trajes de época recepcionam os visitantes no pórtico de acesso à exposição e nas tendas temáticas.
A exposição também presta uma homenagem à memória dos servidores – ativos ou aposentados – que morreram nos anos de 2020 e 2021, marcados pela terrível pandemia da Covid-19. Suas fotos estão num painel, na tenda que encerra a exposição. O evento também tem um cunho solidário, com arrecadação de alimentos não perecíveis e agasalhos para doação. Os produtos são coletados no início do percurso.