Foram cadastradas 14.535 crianças e a expectativa da Secretaria Municipal da Educação é de que todas sejam agora matriculadas
A Secretaria Municipal da Educação de Curitiba divulgou o resultado do cadastramento escolar realizado em julho, indicando onde deverão ser matriculadas as crianças nascidas nos anos de 2010, 2011 e de 1° de janeiro até 31 de março de 2012 cujas famílias desejam atendimento na rede municipal de ensino em 2016. O resultado está disponível no site www.cidadedoconhecimento.org.br, no campo do cadastramento escolar.
As famílias com crianças cadastradas devem fazer as matrículas até sexta-feira (20), diretamente nas unidades indicadas. Os endereços das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil estão disponíveis no site.
Foram cadastradas 14.535 crianças e a expectativa da Secretaria Municipal da Educação é de que todas sejam agora matriculadas. A diretora do Departamento de Planejamento e Informação da Secretaria Municipal da Educação, Elizabeth Ramos, alerta aos pais para que fiquem atentos ao prazo. “A matrícula só será efetivada com a confirmação das famílias. É preciso realizar a matrícula na unidade indicada dentro do prazo para não correr o risco de perder a vaga”, explica.
Ainda haverá um segundo período de matriculas, para crianças que não foram cadastradas ou estudantes que ingressarão em outros anos do ensino fundamental. Nesses casos, as matrículas deverão ser feitas de 1º a 17 de dezembro ou a partir de 11 de fevereiro, diretamente nas unidades onde houver o interesse pela vaga. Ao fim desse processo é que a Secretaria Municipal da Educação terá um panorama completo da demanda por vagas na rede municipal de educação.
Distribuição de vagas
O cadastramento realizado em julho foi a primeira etapa do procedimento adotado pela Secretaria Municipal da Educação para planejar e organizar o atendimento na rede no próximo ano, nas turmas de educação infantil e primeiro ano do ensino fundamental. Agora, a fase de matrícula complementa esse processo.
No momento em que cadastraram as crianças, as famílias indicaram três opções de unidades escolares de preferência para matrícula. A partir da indicação da unidade e do endereço da família, houve a distribuição das vagas de forma georreferenciada para garantir a matrícula de cada criança na unidade o mais próxima possível da residência. Ainda assim, se houver necessidade de mudança da unidade indicada para outra, a família deve procurar o núcleo regional de educação da região desejada. Para crianças de pré-escola, os pedidos de mudança devem ser feitos nos dias 24 e 25 de novembro. E para alunos que ingressarão no 1º ano do ensino fundamental, entre os dias 26 e 27 de novembro.
O Núcleo de Educação da regional Matriz fica na Rua Dr. Faivre, 398 e os demais funcionam nas Ruas da Cidadania, das 8h às 18 horas.