A presidente da Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba, Marcia Oleskovicz Fruet, participou na sexta-feira (01) do lançamento da Campanha de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Carnaval. Promovida pela prefeitura de Curitiba, a campanha tem como tema “Carnaval é diversão. Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é crime. Faça parte do bloco do bem. Denuncie”.
A campanha será desenvolvida através de ações de abordagem, prevenção e sensibilização da sociedade para a importância da denúncia. Também será feito um “adesivaço” em carros e caminhões que trafegam nas rodovias que cortam a cidade. ”Esta é uma luta de toda a sociedade”, disse Marcia, lembrando que é preciso denunciar. “As autoridades precisam ser alertadas pela comunidade e, principalmente, contar com a cooperação dos vizinhos. Não podemos perder uma só criança ou adolescente para esse crime tão bárbaro”, disse a presidente da FAS.
A prefeitura de Curitiba mantém o estado de alerta para o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes durante todo o ano. Para tanto, possui a Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes Vítimas de Exploração e Abuso Sexual, que atende crianças e adolescentes em situação de risco.
A Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes Vítimas de Exploração e Abuso Sexual é composta pela Rede de Proteção à Criança e Adolescente em Situação de Risco para a violência; Centro de Referência Especializado da Assistência Social CREAS); Centro de Referência da Assistência Social (CRAS); Serviço de Atendimento ao Vitimizado em Domicílio (SAV); Centro de Convivência Criança Quer Futuro e Ação Integrada de Fiscalização Urbana. Todos esses serviços estão articulados com as secretarias municipais de Saúde e Educação, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselhos Tutelares e outras organizações de defesa de direitos.
Durante o lançamento da campanha, no CRAS Vila Sandra, na CIC, Márcia Fruet adesivou caminhões das transportadoras Cavol, TIC e Fargo. “Somos parceiros da prefeitura nesta causa”, disse Roberto Cavol, proprietário da transportadora. “É um assunto tão grave que achamos ser nossa obrigação alertar constantemente os caminhoneiros com palestras, seminários e treinamentos”, disse.
O evento contou ainda com baile pré-carnavalesco para as famílias em vulnerabilidade social atendidas pela FAS; apresentação da bateria mirim da Escola de Samba Mocidade Alegre e a presença do Cortejo Real do Carnaval 2013, formado pelo Rei Momo Rubens Marques da Silva, a rainha Márcia Souza e as princesas Jéssica Barbosa e Marília Reis.
Como denunciar
As denúncias podem ser feitas pelos telefones – 100 e 156 ou diretamente nos Conselhos Tutelares:
Conselho Tutelar do Bairro Novo – 3564-7083
Conselho Tutelar da Boa Vista – 3313-5705
Conselho Tutelar do Boqueirão – 3313-5560
Conselho Tutelar do Cajuru – 3267-7888
Conselho Tutelar do CIC – 3212-1534
Conselho Tutelar do Matriz – 3363-7681
Conselho Tutelar do Pinheirinho – 3313-5462
Conselho Tutelar do Portão – 3350-3974
Conselho Tutelar de Santa Felicidade – 3374-5925