A Prefeitura de Curitiba informou que as Feiras de Inverno que acontecem nas Praças Osório e Santos Andrade serão prorrogadas até 25 de julho e passarão a funcionar até mesmo nos domingos. Segundo a capital, as mudanças foram adotadas após um pedido dos artesãos pela retomada econômica na cidade diante das flexibilizações adotadas pelo município com o retorno da Bandeira Amarela.

“O Instituto Municipal de Turismo acolheu o pedido, que partiu de mais de 90% dos artesãos das feiras de inverno. Reforçamos assim nosso compromisso com a retomada econômica e responsabilidade sanitária, mantendo todos os protocolos”,

comentou Tangrian Cunico Santos, coordenadora das feiras de arte e de artesanato do Instituto Municipal de Turismo.

Os protocolos de segurança, como distanciamento de 1.5m, utilização de máscara e a disponibilização de álcool gel 70% seguem sendo requisitos obrigatórios.

Em relação ao horário de funcionamento, tanto a área de artesanato, quanto a de gastronomia da Praça Santos Andrade permanece de segunda a sábado das 10h às 20h e nos domingos das 12h às 18h30. Já na Praça Osório, a Feira de Artesanatos permanece de segunda a sábado das 10h às 20h e nos domingos das 14h30 às 19h30, tendo um horário mais flexível para a Feira Gastronômica: de segunda a sábado das 10h às 21h e domingos das 14h30 às 19h30.

Atrações das feiras

De acordo com a Prefeitura, a capital oferece 62 barracas com preços preços convidativos e uma grande variedade de produtos. A praça de alimentação, por exemplo, está repleta de comidas e bebidas típicas da época, como milho verde cozido, pinhão, bolos e é claro o quentão, que neste ano é sem álcool devido a lei que não permite o consumo de álcool em ambiente aberto durante a pandemia.

Além de opções gastronômicas de diversas regiões do Brasil e do mundo, há também as barraquinhas de artesanato culinário, com pães, geleias, mel, chocolate e biscoitos, e de oficinas de artesãos e de programas da Prefeitura também fazem parte das feiras.