‘Ainda Estou Aqui’, filme de Walter Salles, perdeu o Oscar de Melhor Filme para ‘Anora’. A premiação aconteceu na noite deste domingo (2).

Por fim, mesmo com a derrota de ‘Ainda Estou Aqui’, o filme já marcou a história do Oscar. O filme ganhou como Melhor Filme Internacional e, pela primeira vez, um filme brasileiro foi indicado na principal categoria da premiação.
Relembre todos os filmes que concorreram com Ainda Estou Aqui para Melhor Filme
‘Anora’
Vencedor do Palma de Ouro no Festival de Cannes 2024, o longa dirigido e escrito por Sean Baker segue Anora, uma prostituta da região do Brooklyn. Em uma noite, ela acredita ter tirado a sorte grande ao se casar impulsivamente com o filho de um oligarca, o herdeiro russo Ivan (Mark Eidelshtein). A família do herdeiro, então, não fica nada contente e decide vir aos EUA resolver a questão.
‘O Brutalista’
Com direção de Brady Corbet (Vox Lux), o longa de 3h35 segue o arquiteto László Toth (Adrien Brody) e sua esposa, Erzsébet (Felicity Jones), que fogem da Europa em 1947. Ao perderem tudo na Segunda Guerra Mundial, eles escapam para a América.
‘Um Completo Desconhecido’
O filme concorrente ao Oscar de Melhor Filme mostra a ascensão de Bob Dylan (interpretado por Timothée Chalamet) no início dos anos 1960. Com direção de James Mangold e escrito por Mangold e Jay Cocks, o longa biográfico é baseado no livro Dylan Goes Electric! (2015) de Elijah Wald.
‘Conclave’
Estrelado por Ralph Fiennes, o filme chega badalado ao Oscar ao explorar as discussões secretas nos corredores do Vaticano – incluindo articulações políticas, segredos e conspirações – durante a eleição de um novo Papa. Para isso, o cardeal Thomas Lawrence supervisiona o processo de escolha e lida com as diferenças dos candidatos.
‘Duna: Parte II’
Na continuação do blockbuster, Paul Atreides (Timothée Chalamet) se alia a Chani (Zendaya) e aos Fremen para se vingar dos conspiradores que destruíram sua família. Para se tornar Muad’Dib, Atreides vê uma Guerra Santa em seu nome espalhando-se por todo o universo conhecido.
‘Emilia Pérez’
A advogada Rita (Zoe Saldaña) tem a função de encobrir crimes e recebe uma oferta irrecusável: poderá se aposentar e desaparecer por definitivo caso ajude um chefe de cartel. Esse plano inclui, ainda, afirmar a verdadeira identidade do criminoso: Emilia Pérez. O longa vem se destacando em premiações e venceu o Globo de Ouro e o Critics Choice Awards de Melhor Filme Estrangeiro.
‘A Substância’
Em decadência, Elisabeth Sparkle (Demi Moore) é demitida de seu programa de TV sobre vida fitness. Para reverter a situação, ela experimenta uma droga que replica suas células e cria uma versão mais jovem temporariamente. Assim, a atriz se vê dividida entre suas duas versões (Margaret Qualley).
‘Nickel Boys’
Nickel Boys é baseado no romance de Colson Whitehead, vencedor do Prêmio Pulitzer. Na trama, a poderosa amizade entre dois jovens negros fala alto diante de provações em reformatório na Flórida.
‘Wicked’
A trama é baseada na Bruxa Boa e na Bruxa Má do Oeste: Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem como outra qualquer do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum; enquanto a ambiciosa Glinda (Ariana Grande) só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma. Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, além de ser baseado no musical homônimo da Broadway.
OBS: Deixei pronto um parágrafo sobre cada filme indicado em uma subpasta no Drive. Clique aqui para acessar.