‘Ainda Estou Aqui’ não é o primeiro dos filmes brasileiros indicados ao Oscar. Desde a primeira edição da cerimônia, em 1929, 14 longas filmados em território nacional integraram a maior festa do cinema.

Ao todo, nove filmes brasileiros que já marcaram presença em diversas categorias do Oscar, além de quatro co-produções que também foram indicadas em uma ou mais categorias ao longo dos anos. Mesmo com essas indicações, o Brasil nunca ganhou um Oscar.
A trajetória de filmes brasileiros no Oscar começou em 1960 com ‘Orfeu Negro’, uma coprodução entre Brasil, França e Itália, que conquistou o prêmio de Melhor Filme Internacional. Mesmo assim, a candidatura foi validada como da França.
Em 1963, o filme O Pagador de Promessas também conquistou uma indicação na categoria Melhor Filme Internacional. Em 1979, o documentário ‘Raoni’, uma produção entre Brasil, França e Bélgica, foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário, trazendo à tona a questão indígena e a luta do cacique Raoni, uma figura internacionalmente conhecida por seu ativismo em defesa da Amazônia.
Em 1986, ‘O Beijo da Mulher-Aranha’, uma coprodução entre Brasil e Estados Unidos, obteve quatro indicações nas principais categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (com William Hurt) e Melhor Roteiro Adaptado. O filme levou o prêmio de Melhor Ator com Hurt.
‘O Quatrilho’, de 1996, foi indicado a Melhor Filme Internacional, assim como ‘O Que é Isso, Companheiro?’, dois anos depois. A coincidência é que os dois longas tiveram direção dos irmãos Barreto.
Em 1999, o Brasil teve duas indicações significativas: ‘Central do Brasil’ foi nomeado a Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz (para Fernanda Montenegro). No entanto, a estatueta dourada ficou com ‘A Vida é Bela’ (Itália) e para Gwyneth Paltrow, por ‘Shakespeare Apaixonado’.
Em 2001, o curta-metragem ‘Uma História de Futebol’ recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Curta Live-Action. O ano de 2004 foi um marco com ‘Cidade de Deus’, que não só foi indicado a Melhor Diretor (Fernando Meirelles), mas também a Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia. Aclamado mundialmente, o filme é um dos maiores sucessos do cinema brasileiro, trazendo a realidade da favela carioca para uma audiência global.
Outro documentário importante que conquistou uma indicação ao Oscar foi ‘Lixo Extraordinário’, indicado a Melhor Documentário em 2011. A produção conta a história do artista Vik Muniz, que trabalhou com catadores de lixo no Rio de Janeiro para criar arte com materiais reciclados.
Em 2015, o documentário ‘O Sal da Terra’, uma coprodução entre Brasil, França e Itália, foi indicado a Melhor Documentário, trazendo a trajetória do fotógrafo Sebastião Salgado e sua obra impressionante sobre as condições humanas ao redor do mundo.
O ano de 2016 trouxe uma indicação ao Oscar de Melhor Animação com ‘O Menino e o Mundo’, que encantou a crítica internacional com sua narrativa visual e sensível, destacando-se entre as melhores animações do ano.
Mais recentemente, em 2020, ‘Democracia em Vertigem’, dirigido por Petra Costa, foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário, sendo um retrato das tensões políticas no Brasil e da crise institucional que o país atravessou nos últimos anos. Para completar, foi a vez de ‘Ainda Estou Aqui‘, em 2025, ao ser nomeado a 3 Oscars.
Lista completa de filmes brasileiros indicados ao Oscar
- ‘Orfeu Negro’ (1959)
- ‘O Pagador de Promessas’ (1962)
- ‘Raoni’ (1978)
- ‘O Beijo da Mulher-Aranha’ (1985)
- ‘O Quatrilho’ (1995)
- ‘O Que é Isso, Companheiro?’ (1997)
- ‘Central do Brasil’ (1998)
- ‘Uma História de Futebol’ (2000)
- ‘Cidade de Deus’ (2003)
- ‘Lixo Extraordinário’ (2010)
- ‘O Sal da Terra’ (2014)
- ‘O Menino e o Mundo’ (2015)
- ‘Democracia em Vertigem’ (2019)
- ‘Ainda Estou Aqui’ (2024)
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!