Os cientistas descobriram um novo corpo celeste que estão descrevendo como “hell planet, planeta do inferno em tradução livre”, coberto de lava, com luz perpétua do dia, e constante chuvas de rochas. Cenário que fez os fãs de Star Wars associar com o planeta Mustafar, planeta fictício que apareceu pela primeira vez no filme Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith.
Um novo estudo do Monthly Notices of the Royal Astronomical Society [via CBS News] detalha a pesquisa feita por cientistas da McGill University, York University e da Indian Institute of Science Education. Eles o descrevem como “planeta de lava”, o planeta orbita perto de sua estrela hospedeira, grande parte do seu corpo é composta por lava derretida e tem aproximadamente o tamanho da nossa Terra. O autor principal Giang Nguyen, afirmou:
“O estudo é o primeiro a fazer previsões sobre as condições meteorológicas no K2-141b que podem ser detectadas a centenas de anos-luz de distância com telescópios de última geração, como o James Webb Space Telescope”.
O co-autor Nicolas Cowan acrescentou:
“Nossa descoberta provavelmente significa que a atmosfera se estende um pouco além da costa do oceano de magma, facilitando sua localização com telescópios espaciais.”
Como o planeta está localizado muito perto de sua estrela hospedeira, ele fica gravitacionalmente preso em seu lugar enquanto orbita, o que significa que dois terços da superfície estão perpetuamente voltados para o mesmo lado e constantemente cobertos pela luz do dia, onde pode atingir temperaturas superiores a 5.400 graus Farenheit. O lado oposto está envolto em escuridão permanente, onde as temperaturas podem chegar a -328 graus.