O filme Conclave, lançado em 2024 e dirigido por Edward Berger, voltou aos holofotes depois da morte do papa Francisco, aos 88 anos, nesta segunda-feira (21). O filme mergulha nos bastidores do processo de escolha de um novo papa após a morte de um pontífice.

Embora a história seja fictícia, Conclave se destaca pela atenção aos detalhes que retratam com precisão o processo de eleição papal. O filme mostra uma recriação fiel de ambientes como a Domus Sanctae Marthae, onde os cardeais se hospedam durante o conclave.
O longa mostra cardeais chegando com suas malas e participando de refeições comunitárias, elementos que refletem a rotina real do evento.
Além disso, a produção reproduz rituais como o lacramento do quarto do papa falecido, a destruição do anel, os juramentos feitos pelos cardeais antes da votação e o uso de produtos para garantir a cor correta da fumaça que sai da chaminé, indicando o resultado da eleição.
No entanto, como o filme é fictício, há elementos que não são verdadeiros na vida real. Por exemplo a disposição das mesas na Capela Sistina e como os cardeais se dirigem uns aos outros também são apontados como inexatos.
Veja o trailer do filme Conclave
Papa Francisco morre aos 88 anos, no Vaticano
Morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos, Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco. A informação foi divulgada pelo Vaticano nas primeiras horas da madrugada desta segunda (21). O anúncio oficial foi dado diretamente da Capela da Casa Santa Marta, no Vaticano, pelo cardeal Farrell.

No domingo (20) de Páscoa, o Pontífice apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa Urbi et Orbi, deixando sua última mensagem para a Igreja e o mundo.
Trajetória do papa Francisco
Jorge Mario Bergoglio nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina. Filho de imigrantes italianos, cresceu em um ambiente de fé católica e valores familiares sólidos. Antes de ingressar na vida religiosa, estudou química e trabalhou brevemente como técnico químico, demonstrando uma vida intelectual desde jovem.
A vocação religiosa se manifestou na juventude, o que levou a entrar na Companhia de Jesus em 1958. Após a ordenação sacerdotal em 1969, Jorge Bergoglio se destacou pelo carisma e compromisso com as pessoas de classe mais baixa, valores que marcariam a trajetória dentro da Igreja Católica.
Eleição como papa: o primeiro pontífice latino-americano
Em 13 de março de 2013, após a renúncia do papa Bento XVI, Jorge Mario Bergoglio foi eleito o 266º papa da Igreja Católica. A escolha foi histórica por diversos motivos: além de ser o primeiro pontífice latino-americano, ele também foi o primeiro jesuíta a assumir o cargo e o primeiro a adotar o nome Francisco, em homenagem a São Francisco de Assis, símbolo da humildade e do compromisso com os mais necessitados.

Desde o início do pontificado, papa Francisco adotou um estilo simples e acessível. O líder da igreja católica dispensou muitas formalidades do Vaticano, optando por residir na Casa Santa Marta, em vez do tradicional Palácio Apostólico. A mensagem central sempre esteve focada na misericórdia, na justiça social e na necessidade de uma Igreja mais próxima dos fiéis.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui