Ed e Lorraine Warren ficaram conhecidos por atuar como investigadores de fenômenos paranormais nos Estados Unidos. A história dos dois inspirou a famosa franquia de terror ‘Invocação do Mal’ e muitos fãs da produção questionam se a história é real. Confira 3 casos que inspiraram os filmes.

Ed e Lorraine Warren: quem foram os investigadores
Ed Warren foi um demonologista, enquanto Lorraine Warren se apresentava como médium clarividente. Juntos, começaram a investigar supostos eventos sobrenaturais na década de 1950, se tornando figuras públicas após casos de grande repercussão, como o da casa em Amityville, nos Estados Unidos.
Eles fundaram a Sociedade de Pesquisa Psíquica da Nova Inglaterra, dedicada à análise de fenômenos paranormais. Ao longo dos anos, alegaram ter participado de mais de 10 mil investigações.
Casos que inspiraram os filmes da franquia
Entre os principais relatos investigados pelo casal estão:
- Enfield: Caso de uma família que relatou a aparição de um poltergeist em Enfield. O caso inspirou o filme “Invocação do Mal 2”.

- Annabelle: O caso da boneca supostamente amaldiçoada que teria causado eventos inexplicáveis também já foi investigado pelo casal na vida real. A estrela de diversos filmes da franquia tem a aparência diferente do que é retratado nas produções e está guardada em uma caixa no Museu dos Warren até hoje.
- Perron Family: Caso que inspirou o primeiro filme “Invocação do Mal”, envolvendo uma casa no interior de Rhode Island onde uma família relatava aparições e eventos violentos.
Invocação do Mal é inspirado em uma história real?
A franquia de filmes “Invocação do Mal” foi lançada em 2013, dirigida por James Wan, e se apresenta como baseada em relatos reais. A narrativa dos filmes se inspira em investigações feitas por Ed e Lorraine Warren, apresentadas como registros documentais e entrevistas ao longo dos anos.
Embora o marketing dos filmes enfatiza que “Invocação do Mal é inspirado em história real”, muitos detalhes foram adaptados para o cinema.

O casal Warren na vida real
Após a morte de Ed, em 2006, e de Lorraine, em 2019, o legado do casal continua por meio de publicações, documentários e do Museu com diversos objetos que o casal alegava serem amaldiçoados. A série de filmes elevou a popularidade dos casos, fazendo com que novos públicos se interessassem pelos arquivos dos Warren.
Na vida real, o casal chegou até mesmo a treinar outros demonologistas, incluindo Dave Considine, conhecido pela participação no reality show sobrenatural Mystery Quest do History Channel.
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui