No dia 2 de março acontece a cerimônia de entrega de prêmios do Oscar 2025. Entre as categorias da noite, uma das mais aguardadas é a de Melhor Ator Coadjuvante. 

três atores indicados a melhor ator coadjuvante no oscar 2025
Nenhum dos cinco atores nomeados para Melhor Ator Coadjuvante já levaram estatuetas anteriormente (Foto: Instagram)

Na edição de 2025 da premiação, cinco atores estão concorrendo à estatueta. São eles Yura Borisov por Anora, Kieran Culkin por A Verdadeira Dor, Edward Norton por Um Completo Desconhecido, Guy Pearce por O Brutalista e Jeremy Strong por O Aprendiz.

Yura Borisov, Anora

O ator russo Yura Borisov fez sua estreia como ator em 2011, no drama policial Elena, mas demorou quase dez anos para que ele fosse reconhecido por uma grande premiação. Após sua atuação em The Bull, em 2019, Borisov foi premiado como Melhor Ator Principal no Golden Eagle Awards.

Desde então, o russo participou de diversos longas, o mais recente, Anora, sendo um sucesso de aprovações. Além de indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, Yura Borisov também recebeu indicações ao Globo de Ouro, Critics’ Choice, SAG Awards e BAFTA na mesma categoria. 

Kieran Culkin, A Verdadeira Dor

Irmão de Macaulay Culkin, estrela dos filmes Esqueceram de Mim, Kieran Culkin começou sua carreira aos onze anos de idade, no filme Nowhere to Run, estrelando ao lado de Jean-Claude Van Damme. Desde então, o ator já participou de diversos filmes e seriados, levando Emmys, Globos de Ouro e diversos outros prêmios.

Como Benji em A Verdadeira Dor, Culkin também foi indicado a Melhor Ator Coadjuvante pelo Critics’ Choice, SAG Awards e BAFTA, além de ser o vencedor da categoria no Globo de Ouro.

Edward Norton, Um Completo Desconhecido 

Considerado um dos favoritos para levar a estatueta, Edward Norton também foi indicado a Melhor Ator Coadjuvante pelo Globo de Ouro, Critics’ Choice, SAG Awards e BAFTA. Em Um Completo Desconhecido, filme que traz a história de Bob Dylan, Norton interpreta o músico e mentor do protagonista, Pete Seeger.

Além de ator, Edward Norton também é produtor e cineasta, já tendo sido indicado ao Oscar três vezes antes. Entre elas, o americano foi indicado como Melhor Ator por American History X.

Guy Pearce, O Brutalista

O australiano, muito reconhecido por seus papéis em Priscilla, a rainha do deserto, Homem de Ferro 3 e Amnésia, também está sendo fortemente considerado pelas críticas para levar o Oscar. Com quase 30 anos de carreira no cinema, ele já foi premiado como Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie pelo Emmys de 2011.

Em O Brutalista, Pearce interpreta Harrison Lee Van Buren, um rico industrial que se torna o mais cliente do protagonista Lázló Tóth, interpretado por Adrien Brody. Além da categoria de Guy Pearce, o longa também concorre a Melhor FIlme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora, Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhor Design de Produção.

Jeremy Strong, “O Aprendiz”

Por fim, Jeremy Strong também concorre na categoria de Melhor Ator Coadjuvante do Oscar 2025. Aos 46 anos de idade, essa é a primeira indicação do americano na premiação.

Caso ganhe a estatueta, Strong ficará a apenas um passo de se tornar um vencedor EGOT, título dado àqueles que vencem prêmios Emmys, Tonys, Oscars e Grammys. Em 2024, ele recebeu o Tony de Melhor Ator em Peça Teatral por Enemy of the People, além de levar o Emmy de Melhor Ator em Série Dramática em 2020, por Sucession.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.