Entre as treze indicações ao Oscar 2025, Emilia Pérez está concorrendo à estatueta de Melhor Cabelo e Maquiagem. Além disso, A Substância, Wicked, Um Homem Diferente e Nosferatu também estão competindo.

Emilia Pérez
O principal motivo da indicação do filme francês Emilia Pérez ao Oscar de Melhor Cabelo e Maquiagem é a transformação da atriz Karla Sofía Gascón em Manitas. Como o filme trata de um homem que realiza transição de gênero, foi preciso transformar Gascón em um rosto masculino para contar a história.

A equipe de beleza do filme, formada por Julia Floch Carbonel, Emmanuel Janvier e Jean-Christophe Spadaccini, precisou desenvolver tatuagens, próteses e perucas para a transformação.
A Substância
Como todo bom body horror, era importante para a diretora Coralie Fargeat que os efeitos especiais de A Substância fossem feitos de maneira prática. Por isso, Pierre-Olivier Persin, Stéphanie Guillon e Marilyne Scarselli precisaram operar milagres com maquiagem prostética para criar o monstro do final do filme.

De acordo com a atriz coadjuvante da trama, Margaret Qualley, seu rosto só se recuperou do uso da maquiagem após um ano.
“No final, quando eles estão focando na minha saia nos créditos iniciais, e é como se as palmeiras estivessem ao redor e elas tivessem todas essas lentes longas na parte inferior, é só porque meu rosto estava muito fodido. Eles não podiam mais focar no meu rosto”, relatou.
Wicked
Muito além de ter que pintar a pele de Cynthia Erivo de verde, a equipe de cabelo e maquiagem de Wicked precisou se esforçar para fazer o melhor com o longa. Muito esperado pela comunidade de fãs de musicais, era preciso que o filme misturasse perfeitamente a estética já conhecida da peça original com um tom de modernidade.

Frances Hannon, responsável por encabeçar o departamento do filme, já foi indicado ao Oscar anteriormente. Em 2015, o homem recebeu o Oscar de Melhor Cabelo e Maquiagem ao lado de Laura Blount e Sarah Nuth pelo trabalho em O Grande Hotel Budapeste.
Um Homem Diferente
Como o thriller psicológico trata sobre mudanças drásticas na aparência de um ator, o departamento de maquiagem precisava ser excelente. E esse foi o caso da equipe de Um homem diferente, que conseguiu sua única indicação ao Oscar 2025 na categoria de Melhor Cabelo e Maquiagem.

A transformação do rosto de Sebastian Stan é apenas uma das diversas que marcam a carreira de Mike Marino, David Presto e Crystal Jurado. Na indústria, os três são conhecidos por conseguir transformar radicalmente os atores com aparências que aprofundam a história tratada na tela.
Nosferatu
Por fim, o terror Nosferatu fecha as indicações da categoria. Com maquiagem sombria e fantasmagórica, era importante que a equipe de cabelo e maquiagem do longa conseguissem representar o motivo do medo da protagonista.

Durante as gravações do filme, a equipe formada por David White, Traci Loader e Suzanne Stokes-Munton precisava passar mais de 6 horas para aplicar toda a prótese no protagonista, Bill Skarsgård.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!