Entre as 23 categorias que serão premiadas no próximo mês na maior premiação do cinema, a indicação de Melhor Design de Produção é uma das disputas. Os profissionais de design de produção são essenciais para que o visual e desenvolvimento das cenas seja impactante ao ponto de levar o prêmio; veja lista de indicados.

Para que uma produção seja escolhida para concorrer ao Melhor Design de Produção no Oscar 2025, é necessário que alguns critérios estabelecidos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas sejam satisfeitos pelos filmes. Todos os elementos visuais situados em cenas são analisados pelos críticos, como a iluminação, figurinos, cenários e adereços; confira requisitos.
- Inovação e criatividade;
- Contribuição significativa à história;
- Excelência artística e técnica:
Indicados em Melhor Design de Produção
Nosferatu
Apresentando um visual arrepiante, ‘Nosferatu’ foi inspirado na história de Drácula, o filme é uma remake de longas de terror. O enredo é um relato sobre a vida de uma jovem chamada Ellen Hunterdo, que se torna presa de um vampiro da Transilvânia, encenado por Bill Skarsgard.
O longa se passa no século 19 e na Alemanha, com um vislumbre gótico e uma paleta de cores escuras, é como se os telespectadores pudessem sentir o cheiro de madeira e sangue.
Wicked
Com um elenco de peso, ‘Wicked’ é estrelado por Ariana Grande e Cynthia Erivo, que fazem parte do mundo de Oz. O enredo relata a história da amizade surpreendente delas, mas que ao se depararem com algumas barreiras, precisam tomar rumos diferentes.
A produção tem um toque de magia, com cenas vibrantes e cheias de personalidades, o elenco connta com criaturas místicas e figurinos exuberantes. Além do design, o longa é inspirado no estilo dos musicais da Broadway, com trilhas sonoras que o público ama.
Duna Parte 2
Parceria entre os atores Timothée Chalamet e Zendaya, a continuação do filme que foi estreado há 3 anos, ‘Duna Parte 2’ é uma história com enredo fictício, mas preenchido com emoções. Retratando um ambiente de guerra e desafios enfrentados por Paul Atreides (Timothée Chalamet), que decide prosseguir uma vingança em Arrakis, contra o povo que destruiu sua família.
Com efeitos visuais marcantes, cenários e adereços tecnológicos e figurinos futuristas, o filme é uma combinação única para os amantes visuais, além de ser apontada com um dos favoritos para ser considerado o Melhor Design de Produção.
Conclave
Baseado no livro do autor Robert Harris, o enredo de ‘Conclave’ revela que situações políticas podem pesar mais do que as religiosas no momento de escolher um cargo católico. Com uma ambientação luxuosa e marcada por detalhes históricos e arquitetônicos do Vaticano, o público pode passar por uma imersão em um cenário religioso, mas intenso.
A paleta é adequada com equilíbrio ao longo das cenas e a iluminação conta com efeitos especiais de velas e luzes naturais.
O Brutalista
A história conta sobre um arquiteto húngaro que imigra para os EUA após a Segunda Guerra Mundial. Enquanto sua carreira no estilo brutalista cresce, ele e sua esposa enfrentam desafios pessoais, lidando com ambição, identidade e o peso do passado. Com um estilo de estruturas de concreto e formas geométricas rígidas, a estética do filme reflete a grandiosidade das obras arquitetônicas e frieza.
O filme conta com uma reflexão sobre a arte na sociedade, que é apresentada pela intensidade do elenco e um design de produção singular.
Com supervisão de Daniela Borsuk
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!