Dentre as dez indicações ao Oscar 2025, o filme musical Wicked está concorrendo a Melhor Trilha Sonora. Juntamente com ele, concorrem O Brutalista, Conclave, Emilia Pérez e Robô Selvagem.

O Brutalista
Com canções compostas por Daniel Blumberg, O Brutalista teve sua trilha sonora oficial lançada digitalmente em 13 de dezembro de 2024. Com os dez primeiros minutos de música contínua no longa, as canções marcaram os fãs.
De acordo com Blumberg, seu maior desafio durante a produção da trilha sonora foi encontrar os instrumentos certos para cada momento. A maior parte das canções são de estilo clássico contemporâneo e orquestral.
Conclave
Se tratando de um filme baseado na Igreja Católica, a trilha sonora de Conclave não poderia ser algo além de clássica. Com instrumentos pouco conhecidos, como o Cristal Baschet, o alemão Volker Bertelmann buscou fugir dos estereótipos da música eclesiástica.
Com 27 músicas, Conclave foi indicado a Melhor Trilha Sonora Original em diversas premiações. Entretanto, ainda não levou nenhum prêmio para casa na categoria.
Emilia Pérez
O filme Emilia Peréz foi o filme mais indicado ao Oscar de 2025. Entre as treze indicações, uma foi na categoria de Melhor Trilha Sonora Original.
Antes mesmo do roteiro ser escrito, Camille e Clément Ducol já haviam sido chamados para fazer a trilha sonora. Entretanto, por não serem falantes de espanhol, eles trabalharam com tradutores mexicanos nas letras das músicas.
Robô Selvagem
Sendo a única animação concorrendo na categoria, Robô Selvagem é um filme que, desde sua origem, pretendia depender fortemente da música. De acordo com o compositor, Kris Bowers, as canções que formam a trilha sonora foram altamente impactadas pelo nascimento de sua filha.
Além disso, Bowers afirma que o objetivo das músicas era deixar o filme “grandioso”. A primeira peça composta para o longa foi o tema principal.
Wicked
Como adaptação de um musical da Broadway, já era esperado que Wicked fosse indicado na categoria de Melhor Trilha Sonora Original. Com os vocais de Cynthia Erivo e Ariana Grande e onze músicas, as canções foram produzidas por Greg Wells e Stephen Oremus.
Por pedido das protagonistas, a maioria dos vocais foi gravada ao vivo no set, ao invés de em um estúdio próprio para isso. De acordo com críticos, as canções de Wicked são as favoritas para levar a estatueta.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!