Zoe Saldaña conquistou a estatueta e foi premiada como Melhor Atriz Coadjuvante no Oscar 2025. A cerimônia da 97ª edição está sendo realizada no Dolby Theatre, em Los Angeles, desde às 21h deste domingo (2), com a presença de celebridades e autoridades.

Ao todo, cinco atrizes foram indicadas à categoria em 2025 (veja abaixo).
Veja quem estava concorrendo a Melhor Atriz Coadjuvante no Oscar 2025:
- Monica Barbaro, por “Um Completo Desconhecido”
- Ariana Grande, por “Wicked”
- Felicity Jones, por “O Brutalista”
- Isabella Rossellini, por “Conclave”
- Zoe Saldaña, por “Emilia Pérez”
Zoe Saldaña, a grande ganhadora do Oscar 2025, interpretou Rita no filme Emilia Pérez .
Em 2024, a ganhadora foi Da’Vine Randolph, por sua atuação no filme ‘Os Rejeitados’.
Veja sinopse dos filmes que estavam concorrendo ao Oscar na categoria Melhor Atriz Coadjuvante:
Um Completo Desconhecido
Um Completo Desconhecido é uma biografia sobre a vida do astro Bob Dylan, dirigida por James Mangold. Situado na influente cena musical de Nova York do início dos anos 60, Dylan, o jovem músico de Minnesota, tem apenas 19 anos e caminha rumo à sua ascensão na música.
Na trama, Bob Dylan passa de cantor folk, para as salas de concerto e alcança o topo das paradas, culminando em sua performance inovadora de rock and roll elétrico no Festival Folclórico de Newport em 1965, definindo um dos momentos mais transformadores da música do século XX.
No filme, Monica Barbaro interpreta a cantora americana folk Joan Baez.
Wicked
Baseado no musical homônimo da Broadway, Wicked é o prelúdio da famosa história de Dorothy e do Mágico de Oz, onde conhecemos a história não contada da Bruxa Boa e da Bruxa Má do Oeste.
Na trama, Elphaba (Cynthia Erivo) é uma jovem do Reino de Oz, mas incompreendida por causa de sua pele verde incomum e por ainda não ter descoberto seu verdadeiro poder.
Sua rotina é tranquila e pouco interessante, mas ao iniciar seus estudos na Universidade de Shiz, seu destino encontra Glinda (Ariana Grande), uma jovem popular e ambiciosa, nascida em berço de ouro, que só quer garantir seus privilégios e ainda não conhece sua verdadeira alma.
As duas iniciam uma inesperada amizade; no entanto, suas diferenças, como o desejo de Glinda pela popularidade e poder, e a determinação de Elphaba em permanecer fiel a si mesma, entram no caminho, o que pode perpetuar no futuro de cada uma e em como as pessoas de Oz as enxergam.
O Brutalista
O Brutalista se passa em 1947, quando o arquiteto visionário húngaro László Toth (Adrien Brody) e sua esposa Erzsébet (Felicity Jones) fogem da Europa devastada pela guerra em busca de um novo começo na América.
Em sua jornada para reconstruir seu legado e testemunhar o surgimento da América moderna, eles se deparam com uma oportunidade que pode mudar suas vidas para sempre.
O industrial rico e carismático Harrison Van Buren (Guy Pearce) oferece a László um sonho americano em bandeja de prata: a chance de projetar um grandioso monumento modernista que moldará a paisagem do país que agora chamam de lar. Este projeto ambicioso representa o auge da carreira de László, prometendo levar ele e Erzsébet a novas alturas de sucesso e reconhecimento.
No entanto, o caminho para a realização de seus sonhos é repleto de desafios e reveses inesperados, que os levarão a enfrentar tanto triunfos quanto tragédias ao longo de quase três décadas.
Conclave
O papa está morto e agora é preciso reunir o colégio de cardeais para decidir quem será o novo pontífice. Em Conclave, acompanhamos um dos eventos mais secretos do mundo: a escolha de um novo Papa.
Lawrence (Ralph Fiennes), conhecido também como Cardeal Lomeli, é o encarregado de executar essa reunião confidencial após a morte inesperada do amado e atual pontífice. Sem entender o motivo, Lawrence foi escolhido a dedo para conduzir o conclave como última ordem do papa antes de morrer.
Assim sendo, os líderes mais poderosos da Igreja Católica vindos do mundo todo se reúnem nos corredores do Vaticano para participar da seleção e deliberar suas opções, cada um com seus próprios interesses. Lawrence, então, acaba no centro de uma conspiração e descobre um segredo do falecido pontífice que pode abalar os próprios alicerces da Igreja. Em jogo, estão não só a fé, mas os próprios alicerces da instituição diante de uma série de reviravoltas que tomam conta dessa assembleia sigilosa.
Isabella Rossellini interpreta a freira Irmã Agnes no longa.
Emilia Pérez
Em Emília Pérez, Rita (Zoe Saldana), uma advogada altamente qualificada e insatisfeita com sua carreira em uma firma que encobre crimes, encontra uma oportunidade única de mudar de vida.
Cansada de desperdiçar seus talentos, ela recebe uma proposta do chefe de um cartel, Juan Del Monte, que deseja se aposentar e desaparecer, deixando para trás sua identidade criminosa. No entanto, o plano de Juan é muito mais complexo do que Rita imagina.
Juan não apenas quer fugir das autoridades, mas também pretende se transformar em uma nova pessoa: Emília Pérez (Karla Sofía Gascón), a mulher que sempre desejou ser. Rita se envolve nesse processo, ajudando Juan a assumir uma nova identidade e a se libertar de sua vida anterior.
A história, que se passa no México, mistura ação, suspense e música, redefinindo o gênero e quebrando expectativas. Enquanto Rita e Juan lutam para concretizar esse plano arriscado, eles enfrentam dilemas sobre identidade, poder e felicidade.
Oscar 2025
Nesta edição, o Brasil acompanhou de perto todos os passos do Oscar 2025 devido a indicação do filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ como Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro. Ainda, a atriz Fernanda Torres foi indicada na categoria ‘Melhor Atriz’.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!