No Other Land conquistou a estatueta e foi premiada como Melhor Documentário no Oscar 2025. A cerimônia da 97ª edição está sendo realizada no Dolby Theatre, em Los Angeles, desde às 21h deste domingo (2), com a presença de celebridades e autoridades.

Homem caído na grama
No Other Land fez sucesso em todo o mundo (Foto: divulgação / No Other Land)

Ao todo, cinco filmes foram indicados à categoria em 2025 (veja abaixo).

Veja quais filmes estavam concorrendo a Melhor Documentário em 2025: 

  • Black Box Diaries
  • No Other Land
  • Porcelain War
  • Soundtrack to A Coup D’Etat
  • Sugarcane

Em 2024, o documentário vencedor foi ‘20 dias em Mariupol’.

Veja sinopse dos filmes que estavam concorrendo ao Oscar na categoria: 

Black Box Diaries

Em maio de 2017, a cineasta e jornalista Shiori Ito tornou público o fato de ter sido estuprada pelo jornalista mais próximo e biógrafo do então primeiro-ministro Shinzo Abe. Em poucos dias, Ito é arrastada para o centro da política japonesa: a direita a vê como uma ameaça para o governo Abe e a esquerda a aclama pelo mesmo motivo. Em uma sociedade em que falar sobre tais assuntos é considerado vergonhoso, ameaças de morte e mensagens de ódio levam Ito a uma espiral descendente.

No Other Land

O documentário produzido por um coletivo palestino-israelense mostra a destruição de Masafer Yatta por soldados israelenses na Cisjordânia ocupada e a aliança que se desenvolve entre o ativista palestino Basel e o jornalista israelense Yuval.

Porcelain War

No meio do caos e da destruição da invasão russa da Ucrânia, três artistas encontram inspiração e beleza enquanto defendem a sua cultura e o seu país. Numa guerra travada por soldados profissionais contra civis comuns, Slava Leontyev, Anya Stasenko e Andrey Stefanov optam por ficar para trás, armados com a sua arte, as suas câmaras e, pela primeira vez nas suas vidas, as suas armas.

Soundtrack to A Coup D’Etat 

Jazz e descolonização estão entrelaçados nesta montanha-russa histórica, que reescreve o episódio da Guerra Fria que levou os músicos Abbey Lincoln e Max Roach a invadirem o Conselho de Segurança da ONU em protesto contra o assassinato de Patrice Lumumba — político que liderou a independência da República Democrática do Congo. Prêmio Especial do Júri por Inovação Cinematográfica Sundance 2024.

Sugarcane

Sugarcane conta os pormenores de uma investigação que começou em 2021, após túmulos sem identificação serem descobertos no terreno de uma antiga escola residencial indígena canadense controlada por uma igreja católica perto da reserva de Sugarcane. Por trás dessas sepulturas, um histórico doloroso de abusos, desaparecimentos e apagamento cultural é revelado. As crianças indígenas que sobreviveram, agora idosos, buscam reparações e um espaço para contar suas histórias, dando luz às consequências psicológicas e emocionais que persistiram por gerações a fio. Sugarcane acompanha um relato forte e poderoso de uma comunidade tradicional que resolve enfrentar sua dor e seu silêncio, reclamando sua verdade e humanidade de volta e exigindo que os culpados dos mais altos escalões do catolicismo sejam responsabilizados.

Oscar 2025 

Nesta edição, o Brasil acompanhou de perto todos os passos do Oscar 2025 devido a indicação do filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ como Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro. Ainda, a atriz Fernanda Torres foi indicada na categoria ‘Melhor Atriz’. 

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Jonathas Bertaze

Repórter

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.

Jonathas Bertaze é formado em Jornalismo desde 2023, pós-graduado em Assessoria, Gestão de Comunicação e Marketing e especializado na cobertura de pautas de Segurança, como crimes e acidentes, além de Cotidiano e Loterias, com resultados da Caixa Econômica.