Anora conquistou a estatueta e foi premiado por Melhor Direção no Oscar 2025. A cerimônia da 97ª edição está sendo realizada no Dolby Theatre, em Los Angeles, desde às 21h deste domingo (2), com a presença de celebridades e autoridades.

Ao todo, cinco atores foram indicados à categoria em 2025 (veja abaixo).
Veja quem estava concorrendo a Melhor Direção em 2025:
- Sean Baker, por “Anora”
- Brady Corbet, por “O Brutalista”
- James Mangold, por “Um Completo Desconhecido”
- Coralies Fargeat, por “A Substância”
- Jacques Audiard, por “Emilia Pérez”
Sean Baker, o grande ganhador do Oscar 2025, dirigiu o filme Anora.
Em 2024, o ganhador foi Christopher Nolan, por sua direção no filme ‘Oppenheimer’.
Veja sinopse dos filmes que estavam concorrendo ao Oscar na categoria de Melhor Direção:
Anora
Em Anora, longa dirigido e escrito por Sean Baker, acompanhamos a jovem Anora (Mikey Madison), uma trabalhadora do sexo da região do Brooklyn, nos Estados Unidos.
Em uma noite aparentemente normal de mais um dia de trabalho, a garota descobre que pode ter tirado a sorte grande, uma oportunidade de mudar seu destino: ela acredita ter encontrado o seu verdadeiro amor após se casar impulsivamente com o filho de um oligarca, o herdeiro russo Ivan (Mark Eidelshtein).
Não demora muito para que a notícia se espalhe pela Rússia e logo o seu conto de fadas é ameaçado quando os pais de Ivan entram em cena, desaprovando totalmente o casamento. A história que ambos construíram é ameaçada e os dois decidem em comum acordo por findar o casamento. Mas será que para sempre?
O Brutalista
O Brutalista se passa em 1947, quando o arquiteto visionário húngaro László Toth (Adrien Brody) e sua esposa Erzsébet (Felicity Jones) fogem da Europa devastada pela guerra em busca de um novo começo na América.
Em sua jornada para reconstruir seu legado e testemunhar o surgimento da América moderna, eles se deparam com uma oportunidade que pode mudar suas vidas para sempre.
O industrial rico e carismático Harrison Van Buren (Guy Pearce) oferece a László um sonho americano em bandeja de prata: a chance de projetar um grandioso monumento modernista que moldará a paisagem do país que agora chamam de lar. Este projeto ambicioso representa o auge da carreira de László, prometendo levar ele e Erzsébet a novas alturas de sucesso e reconhecimento.
No entanto, o caminho para a realização de seus sonhos é repleto de desafios e reveses inesperados, que os levarão a enfrentar tanto triunfos quanto tragédias ao longo de quase três décadas.
Um Completo Desconhecido
Um Completo Desconhecido é uma biografia sobre a vida do astro Bob Dylan, dirigida por James Mangold. Situado na influente cena musical de Nova York do início dos anos 60, Dylan, o jovem músico de Minnesota, tem apenas 19 anos e caminha rumo à sua ascensão na música.
Na trama, Bob Dylan passa de cantor folk, para as salas de concerto e alcança o topo das paradas, culminando em sua performance inovadora de rock and roll elétrico no Festival Folclórico de Newport em 1965, definindo um dos momentos mais transformadores da música do século XX.
A Substância
A Substância segue Elisabeth Sparkle, uma grande celebridade que, após chegar na meia-idade, começa a ter crises com sua perda de popularidade. No dia do seu aniversário de 50 anos, ela é demitida pela emissora por sua idade e aparência.
Sem saber como lidar com sua decadência, a personagem usa uma droga misteriosa que cria uma versão jovem, bonita e melhorada de si. A nova Elisabeth, nomeada Sue, começa a ter o sucesso que Sparkle sentia falta.
Emilia Pérez
Em Emília Pérez, Rita (Zoe Saldana), uma advogada altamente qualificada e insatisfeita com sua carreira em uma firma que encobre crimes, encontra uma oportunidade única de mudar de vida.
Cansada de desperdiçar seus talentos, ela recebe uma proposta do chefe de um cartel, Juan Del Monte, que deseja se aposentar e desaparecer, deixando para trás sua identidade criminosa. No entanto, o plano de Juan é muito mais complexo do que Rita imagina.
Juan não apenas quer fugir das autoridades, mas também pretende se transformar em uma nova pessoa: Emília Pérez (Karla Sofía Gascón), a mulher que sempre desejou ser. Rita se envolve nesse processo, ajudando Juan a assumir uma nova identidade e a se libertar de sua vida anterior.
A história, que se passa no México, mistura ação, suspense e música, redefinindo o gênero e quebrando expectativas. Enquanto Rita e Juan lutam para concretizar esse plano arriscado, eles enfrentam dilemas sobre identidade, poder e felicidade.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!