O Oscar é a premiação mais prestigiada do cinema mundial e rende novas curiosidades a cada ano. Anualmente, a cerimônia premia filmes em 23 categorias – incluindo Melhor Filme, considerada a principal estatueta do ano. Em 2025, a celebração é ainda mais especial para o Brasil: o longa nacional ‘Ainda Estou Aqui’ disputa 3 postos.

A seguir, veja curiosidades do Oscar:
O Oscar foi criado em 1929
O primeiro Oscar aconteceu em 16 de maio de 1929, no Hotel Roosevelt, em Los Angeles. Na época, a cerimônia foi pequena, com cerca de 270 convidados. O prêmio foi idealizado por Louis B. Mayer, um dos fundadores do estúdio MGM.
A estatueta do Oscar é revestida de ouro 24 quilates
A famosa estatueta do Oscar é feita de uma liga de cobre e estanho revestida com ouro 24 quilates. Ela mede 34 cm de altura e pesa cerca de 3,8 kg. Porém, sua composição não é inteiramente de ouro, o que significa que o valor real da estatueta é muito menor do que o valor simbólico que ela representa.
O nome Oscar tem origem incerta
Embora existam várias histórias sobre a origem do nome Oscar, a versão mais aceita é a de que a bibliotecária da Academia, Margaret Herrick, teria dito que a estatueta se parecia com seu tio Oscar. Logo, o nome pegou e se popularizou.
Oscar começou a ser transmitido somente em 1953
A primeira transmissão do Oscar pela televisão aconteceu em 1953 e apenas para os EUA. Em 1966, as imagens começaram a ser transmitidas em outros países. No Brasil, a TV Tupi foi responsável pelo pioneirismo, passando imagens da festa a partir de 1970.
O Oscar é assistido por milhões de pessoas
A cerimônia do Oscar atrai uma audiência global de milhões de pessoas a cada ano. Em 2020, por exemplo, mais de 23 milhões de espectadores assistiram ao evento, e essa é uma das transmissões mais assistidas mundialmente.
A maior quantidade de Oscars por um único filme
Os filme ‘Ben-Hur’ (1959), ‘Titanic’ (1997) e ‘O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei’ (2003) têm o recorde de 11 Oscars cada, incluindo prêmios nas categorias mais importantes, como Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Ator.
Mulheres só começaram a ganhar o Oscar de Melhor Direção em 2010
Embora o Oscar tenha premiado mulheres em diversas categorias ao longo dos anos, a primeira mulher a ganhar o prêmio de Melhor Direção foi Kathryn Bigelow, em 2010, com o filme ‘Guerra ao Terror’.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.