O Oscar e o Globo de Ouro são eventos aguardados anualmente por milhões de espectadores e com dezenas de diferenças entre si. Mesmo que sejam celebrações do cinema, a organização até o processo de votação são bem distintos.

Enquanto o Oscar é considerado a principal premiação do cinema mundial, o Globo de Ouro tem um caráter mais flexível e é realizado pela Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA, na sigla em inglês).

Entenda, a seguir, as principais diferenças entre o Oscar e o Globo de Ouro

Oscar

Melhor Canção Original: Oscar 2025 não terá performances ao vivo; veja indicados
O Oscar 2025 tem 23 categorias (Foto: Sarah Meyssonnier/Reuters)

Realizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) desde 1929, o Oscar é considerada a principal premiação do cinema. A AMPAS conta com mais de 10 mil membros, divididos em 20 diferentes categorias, como atores, diretores, produtores e designers. Para ser membro da Academia, um profissional precisa ser indicado a um Oscar ou ser apadrinhado por dois membros antigos. Entre os brasileiros aptos a votar no prêmio estão Fernanda Montenegro, Rodrigo Santoro, Alice Braga, Anna Muylaert, Bruno Barreto e Daniel Rezende.

A elegibilidade para o Oscar exige que o filme tenha sido exibido por pelo menos uma semana em um dos seis locais dos Estados Unidos: Los Angeles, Nova York, Chicago, São Francisco, Dallas ou Atlanta. O processo de votação ocorre em duas rodadas: a primeira, onde todos os membros votam na categoria de Melhor Filme e nas categorias técnicas (atores votam em atores, roteiristas em roteiros, e assim por diante), e uma segunda rodada, onde a lista final de indicados é definida, e os votantes de todas as 23 categorias escolhem seus vencedores. A votação é feita online e auditada pela empresa PwC, e o sistema de escolha para Melhor Filme exige um ranking por ordem de prioridade, o que ajuda a evitar empates.

Globo de Ouro

globo-ouro-2024-vencedores

O Globo de Ouro, por sua vez, é organizado pela Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA) e tem uma estrutura de votação bastante diferente. Com um corpo de apenas 344 jornalistas especializados em entretenimento de 85 países, os membros da HFPA têm o poder de decidir os vencedores de diversas categorias de cinema e TV. Os jornalistas recebem uma “rememberlist”, que lista os filmes aptos para a premiação, e eles selecionam seis títulos para cada categoria. Na segunda rodada, após a lista de indicados ser formada, os membros votam para escolher os vencedores, sempre por meio de envelopes lacrados, enviando os votos por mensageiro ou correio. Todo esse processo é feito de forma manual, sem o uso de plataformas online.

Além disso, o Globo de Ouro também se distingue pelo fato de incluir categorias de televisão, o que o torna um evento de maior alcance para a indústria do entretenimento em geral. A premiação é considerada complementar ao Oscar, com algumas produções sendo premiadas no Globo de Ouro, o que pode aumentar suas chances no Oscar, mas as escolhas da HFPA nem sempre seguem a mesma linha da AMPAS, gerando surpresas e diferentes padrões de avaliação.

Diferenças entre Oscar e Globo de Ouro

Uma das maiores diferenças entre o Oscar e o Globo de Ouro está na forma como os votantes são selecionados. O Oscar conta com um número consideravelmente maior de membros (mais de 10 mil), com uma representatividade maior da própria indústria cinematográfica. Já o Globo de Ouro é votado por um grupo pequeno de jornalistas especializados, o que pode trazer um olhar mais diversificado, mas com um número de participantes bem reduzido.

Outro ponto de contraste é o processo de votação. Enquanto o Oscar realiza uma votação online auditada por uma empresa externa e exige um ranking de prioridades, o Globo de Ouro é marcado por um processo manual e mais tradicional, onde os votos são enviados fisicamente. A decisão por categorias também é distinta, com o Oscar se concentrando apenas em cinema e o Globo de Ouro abrangendo tanto o cinema quanto a televisão, refletindo um escopo mais amplo.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!