O Oscar sempre foi sinônimo de glamour, celebração e, querendo ou não, polêmicas. Ao longo da história, a cerimônia também foi palco de cenas inesperadas e algumas situações que deixaram o público surpreso.

Entre quedas, tapas e brigas, o Oscar já viveu momentos de tensão. A seguir, relembre as controvérsias da premiação mais famosa do mundo:
A queda de Jennifer Lawrence
Um dos momentos mais polêmicos – e divertidos – do Oscar aconteceu em 2013, quando a atriz Jennifer Lawrence, ao subir ao palco para receber o prêmio de Melhor Atriz por ‘O Lado Bom da Vida’, tropeçou nas escadas e caiu ao vivo, diante de milhões de telespectadores. Com seu bom humor e simpatia, Jennifer rapidamente tirou sarro de si mesma, dizendo que “não tinha caído” e que estava apenas “fazendo uma entrada dramática”.

O tapa de Will Smith
Uma das polêmicas do Oscar aconteceu em 2022, quando o ator Will Smith subiu ao palco e deu um tapa em Chris Rock. O comediante fez uma piada sobre o cabelo de Jada Pinkett Smith, esposa de Will, que sofre de alopecia, uma condição que causa a queda de cabelo. Em um acesso de raiva, Will Smith deu um tapa em Rock e, em seguida, gritou do assento: “Tire o nome da minha esposa da sua porra de boca!”.

O erro de anúncio de Melhor Filme
Em 2017, o Oscar ficou marcado por um dos maiores erros de anúncio na história da premiação. No final da cerimônia, os apresentadores Warren Beatty e Faye Dunaway anunciaram ‘La La Land’ como o vencedor de Melhor Filme, quando na verdade, o filme vencedor era ‘Moonlight’. O erro aconteceu devido à troca de envelopes. Felizmente, a situação foi resolvida com graça, e ‘Moonlight’ se tornou o primeiro filme com elenco majoritariamente negro a ganhar o prêmio de Melhor Filme.

A ausência de Hitchcock
Alfred Hitchcock, um dos maiores diretores da história do cinema, jamais recebeu um Oscar. Em 1960, ele foi indicado na categoria de Melhor Diretor por ‘Psicose’, mas acabou sendo derrotado por Billy Wilder, por ‘A Primeira Noite de um Homem’.

Marlon Brando recusa o Oscar
Em 1973, o ator Marlon Brando, vencedor do Oscar de Melhor Ator por ‘O Poderoso Chefão’, causou ao se recusar a comparecer à cerimônia. Ele enviou uma atriz nativa americana chamada Sacheen Littlefeather para negar o prêmio em seu nome, protestando contra o tratamento dos nativos americanos na indústria cinematográfica e na sociedade em geral.

O protesto de 1973 contra a guerra do Vietnã
Outro protesto histórico aconteceu durante a cerimônia de 1973, quando a atriz Jane Fonda, uma ativista contra a guerra do Vietnã, foi vista no palco recebendo aplausos por seu trabalho em ‘Klute’. Porém, no momento de seu agradecimento, ela usou sua fama para protestar contra a guerra.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!