Indicado a oito categorias e ganhador da estatueta de ‘melhor roteiro adaptado’ no Oscar 2025, ‘Conclave’ alcançou o interesse do público com uma narrativa religiosa e surpreendente. Lançado em 2024, o filme revela como funciona o procedimento para escolher um novo papa. Mas em um cenário de ficção, como saber o que é real? Confira elementos.

Com projeção popular moderada nos últimos meses, o filme voltou a ganhar destaque ao redor do mundo após o falecimento do Papa Francisco, em 21 de abril. Com o fim do período de luto, o Vaticano já se prepara para o início do verdadeiro Conclave, que começa na próxima quarta-feira (7). O evento da Igreja Católica tem gerado especulações em todo o mundo.
Diante da curiosidade sobre os próximos passos para a escolha do novo papa, o filme vencedor do Oscar se tornou uma referência para compreender o cenário. Mesmo consagrado pela fidelidade na ambientação e nos figurinos, o longa dirigido por Edward Berger também traz elementos ficcionais; confira.
Elementos verdadeiros do filme
Confira elementos que refletem a realidade do Conclave.
Procedimento no Vaticano
- Cardeais realmente se reúnem na Capela Sistina;
- Entrega dos votos em cédulas, tendo a fumaça (preta ou branca) indicando o resultado;
- Isolamento dos cardeais;
- Votos anônimos são lidos e depois são queimados;
- O cardeal precisa ter dois terços dos votos para ser eleito.
Questões políticas
- Divisões ideológicas entre cardeais;
- Disputas entre alas conservadoras e progressistas.
Clima introspectivo
- Atmosfera de tensão, ritualismo e silêncio entre os cardeais.
Elementos ficcionais do ‘Conclave’
Confira elementos que não refletem a realidade do Conclave.
Participação de um cardeal “in pectore”
No longa, um cardeal secreto surge no conclave. Nos processos reais, isso seria possível apenas caso o papa revelasse seu nome antes de morrer (cenário que não acontece no filme).
Reviravoltas dramáticas e revelações pessoais:
O roteiro reúne segredos explosivos, tensões significativas entre cardeais e até ameaças físicas. Esses elementos foram produzidos para um clima dramático ao longo da trama, que não é visto no Conclave real no Vaticano.
*Com supervisão de Guilherme Becker
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.