Paraná - Uma série documental produzida pela Ric RECORD vai revisitar a história e o impacto da imigração italiana na formação do Paraná. Com estreia marcada para 17 de janeiro de 2026, às 13h, “À Mesa: Da Itália para o Paraná” contará com 12 episódios, exibidos sempre aos sábados.

Capa da série documental "À Mesa: Da Itália para o Paraná", produção que resgata a imigração italiana no estado.
A gastronomia ganha papel central na narrativa, apresentada como elo entre passado, presente e futuro. (Foto: Reprodução / Ric RECORD)

A produção contará toda a trajetória dos imigrantes italianos, desde a saída da Itália, a travessia para o Brasil e a chegada ao Paraná, destacando desafios enfrentados pelas famílias e a contribuição decisiva para a formação econômica, cultural e social do estado ao longo dos 150 anos.

O documentário percorre diferentes regiões do Paraná para contar histórias de famílias descendentes de imigrantes italianos, destacando tradições que atravessaram gerações.

De acordo com Marcus Werneck, gerente de Programação e Produção da Ric RECORD, o projeto é resultado de um longo trabalho de pesquisa e produção.

“Foi cerca um ano de produção, noventa famílias, mais de cem horas de gravação. […] Cada parte do estado tem uma parte da história da imigração italiana”, afirmou.

Série da Ric RECORD sobre imigração italiana no Paraná terá destaque para a gastronomia

A gastronomia ganha papel central na narrativa, apresentada como um dos principais elos entre passado, presente e futuro, conectando memórias familiares, identidade cultural e desenvolvimento regional.

Embaixadora do projeto, a ex-governadora do Paraná Cida Borghetti destacou o caráter simbólico e afetivo da produção.

“Um sonho realizado. É uma honra muito grande ter sido escolhida por Karla, Leonardo Petrelli e pela equipe RIC RECORD, que idealizaram o documentário, contando a história das famílias, dos imigrantes do Paraná, que contribuíram tanto para o desenvolvimento não só do estado, mas também do Brasil”, declarou.

O presidente do Grupo RIC, Leonardo Petrelli, reforçou o compromisso da empresa em preservar e contar histórias que marcam gerações.

“Essa é uma ação que o Grupo RIC se orgulha muito: a de contar histórias. Temos como missão principal, não só prover um jornalismo focado na comunidade e no desenvolvimento econômico, mas, sobretudo, deixar marcas, deixar histórias para as gerações futuras. Aqui nós estamos apresentando esse documentário que compila e homenageia os 150 anos de história da imigração italiana. Para nós é uma honra e uma satisfação enorme”, disse.

A produção é um projeto especial do Grupo RIC e busca valorizar a memória, a identidade e o legado deixado pelos imigrantes italianos, conectando passado e presente por meio de relatos familiares, imagens histórias e registros do cotidiano atual no Paraná.

*Com supervisão de Jorge de Sousa

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!

Caio Stelmatchuk

Estagiário de jornalismo

Caio Stelmatchuk é estudante de jornalismo na PUCPR, dedica-se a pautas de Cotidiano, Segurança e Economia.

Caio Stelmatchuk é estudante de jornalismo na PUCPR, dedica-se a pautas de Cotidiano, Segurança e Economia.